Investimento em tecnologia inspira a nova geração à sucessão no campo

Conceitos como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e Machine Learning motivam as novas gerações no agronegócio. O tema será debatido no Seminário da Expedição Safra em Castro-PR

26.02.2018 | 20:59 (UTC -3)
Adrian Wosniak

Na era do Agronegócio 4.0, que faz do setor cada vez mais digital e conectado, conceitos como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e Machine Learning são utilizados para viabilizar tecnologias de sensoriamento remoto e captura de dados em tempo real, tanto na agricultura quanto na produção animal. Mudanças em tecnologias de ponta estão motivando as novas gerações a seguirem com a sucessão no campo. O assunto será um dos temas discutidos durante o Seminário da Expedição Safra na cidade de Castro-PR, nesta terça-feira (27).

Segundo o presidente-executivo da SPRO IT Solutions e palestrante do evento, Almir Meinerz, o ganho tecnológico incrementa a competitividade no campo e contribui para que o jovem volte e assuma os negócios da família. “Agricultura de precisão, automação e mapeamento por drones são ferramentas que já estão ao alcance do produtor. Vivemos agora um novo período de transformação digital, no qual é preciso buscar apoio na Internet das Coisas para conectar o produtor rural de forma remota à sua propriedade, cooperativa e agroindústria. Com mais tecnologia, despertamos também o interesse ainda maior dos jovens pelo campo”, explica.

A adoção de tecnologias permite ao produtor gerenciar com maior eficiência sua propriedade, possibilitando planejamentos mais precisos, controles financeiros, de estoque e de safra, além de diminuição de perdas em seus lotes, por meio de análises preditivas. “As informações reunidas em tempo real vão além da automação. Elas integram os processos, as operações e o gerenciamento da produção, proporcionando capacidade analítica ao produtor”, ressalta.

Além da palestra de Meinerz, o evento também contará com a palestra do gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira, que irá falar sobre os desafios e oportunidades da safra de 2017/18. Os participantes também terão a oportunidade de visitar as Estações Técnicas Dia De Campo de Soja da Sementes Castrolanda.

SERVIÇO

Seminário da Expedição Safra

DATA: 27 de fevereiro de 2018

LOCAL: Centro de Eventos Pessutão

ENDEREÇO: Rodovia PR 340, na altura do Km 198 (sentido Castrolândia)

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024