Isla Sementes lança duas variedades de tomate

Enzo e Pietro apresentam excelente tamanho e uniformidade dos frutos

19.06.2017 | 20:59 (UTC -3)
Isabel Sena

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o consumo regular de frutas e hortaliças aumentou no país nos últimos oito anos, passando de 33% em 2008 para 35,2% em 2016. E o tomate está cada vez mais presente na mesa do brasileiro, principalmente devido aos benefícios que traz à saúde. O que poucos consumidores sabem é que a cultura do tomate no Brasil é a mais importante dentre as hortaliças, tanto no âmbito econômico, quanto no social, pelo seu grande volume de produção e geração de empregos. E mais: há uma extensa lista de variedades de tomates que podem chegar às refeições das famílias brasileiras. E essa lista agora acaba de ganhar mais dois integrantes: os tomates de alta performance Enzo e Pietro, lançados pela Isla Sementes.

Segundo especialistas do setor, alguns pontos fundamentais para o crescimento do mercado de tomate são a utilização de variedades de sementes cada vez mais resistentes às principais doenças e adaptadas às condições de clima e solo brasileiros, bem como o emprego de formas de cultivo e manejo mais tecnificadas, que melhoram os índices de qualidade e produtividade dos tomates a campo. Comercializadas desde a primeira semana de junho, as novas cultivares da Isla Sementes são resistentes a Fusarium 3, com alta capacidade genética de produção e frutos uniformes. As duas variedades possuem potencial para serem colhidos maduros nas plantas, ideal para frutos utilizados em molhos.

De acordo com Claudio Nunes, Gerente de Mercado da Isla Sementes, o tomate Enzo apresenta fruto padrão de mercado para o segmento do tipo italiano; potencial para produção de frutos uniformes e de excelente tamanho, além de boa resistência as principais doenças: Tabaco mosaic virus (TMV). Fusarium 3 (F3), Verticillium (V), Tomato yellow leaf curl virus (TYLCV) e Nematóide (N)). “O Enzo é ideal para produtores que buscam um produto com frutos grandes e uniformes", explica.

Já o tomate Pietro, é direcionado para produtores que buscam um produto do tipo saladete com frutos uniformes, conta Claudio. O cultivo mantém o tamanho de frutos ao longo da colheita, além de excelente adaptação em diferentes condições climáticas. Na opinião de Claudio, atualmente a indústria sementeira está entregando sementes com um pacote tecnológico cada vez mais eficiente ao produtor rural, proporcionando melhorias significativas na produção e na rentabilidade.

Os novos tomates da Isla já estão disponíveis nos distribuidores e também pelo site: isla.com.br

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024