Labceler amplia capacidade de análises de nematoides

Áreas infestadas por nematoides apresentam plantas com baixa ou nenhuma produtividade. O problema deve ser identificado e corrigido a tempo

02.08.2017 | 20:59 (UTC -3)
Bárbara Laranja

Nos últimos dois anos o Labceler - Laboratório de Análises Agronômicas recebeu diversos investimentos em infraestrutura e capacitação técnica de seus funcionários. Sediado em Itapeva, na região Sudoeste paulista, reconhecida como a maior produtora de grãos do estado de São Paulo, o laboratório ampliou sua capacidade e hoje é responsável por receber e processar milhares de análises de solo, folha, água e nematoides enviadas por agricultores e técnicos das mais diversas regiões brasileiras.

De acordo com o responsável técnico pelo Labceler, o engenheiro agrônomo Dr. Claudinei Lima, os investimentos beneficiaram, entre outras áreas, o processamento de análises de nematoides. “Um dos importantes passos que demos nos últimos meses foi uma parceria com uma especialista em nematoides, que reforçou ainda mais nosso quadro técnico. Hoje conseguimos ampliar bastante a nossa capacidade de trabalho com essa importante ferramenta”, explica Claudinei.

A engenheira agrônoma e doutora em Proteção de Plantas e Nematologia Agrícola, Dra. Adriana Gabbi foi contratada recentemente para expandir a atuação do Labceler em relação às análises de nematoides. “Esse investimento permite que o agricultor possa contar com um suporte maior para a emissão de laudos nematológicos, com a quantificação e identificação de nematoides parasitas de planta em amostras de solo e raiz”, explica Adriana.

A especialista afirma ainda que a análise nematológica é de extrema importância para a instalação de qualquer cultura, tendo em vista que é necessário saber se há, e quais espécies de nematoides existem na área a ser cultivada. “Algumas espécies de nematoides parasitas de planta, como integrantes do gênero Meloidogyne e Pratylenchus, são extremamente agressivas e atacam praticamente todas as culturas de importância econômica e muitas plantas invasoras também. Por isso, caso o produtor tenha a área contaminada por nematoides, sua safra pode estar condenada. Dai a importância de se fazer a análise e conhecer a comunidade nematológica da área”, alerta.

Além de investir em profissionais qualificados, o Labceler também expandiu seu espaço físico, possibilitando atender com mais qualidade e agilidade as análises de fertilidade do solo, análise de folha, água e nematoides. “Estamos em constante evolução e os investimentos não param. Em breve vamos implantar, também, o serviço de análises de fertilizantes. Acredito que em poucos meses poderemos oferecer mais esse serviço”, revela Claudinei.

Para o agricultor e funcionário público Neri Ubaldo Machado, do município de Ribeirão Branco (SP), o Labceler trouxe mais agilidade para o produtor rural. “Sem um laboratório na região, o tempo entre coleta das amostras, envio e recebimento dos resultados passava de 30 dias. O Labceler facilitou bastante e o agricultor tem as análises em mãos em até 10 dias no máximo”, comenta. Neri é assessor de agricultura da Prefeitura de Ribeirão Branco e responsável por encaminhar amostras de solo de dezenas agricultores do município ao Laboratório.

O Labceler participa regularmente de programas de proficiência em órgãos certificadores como a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e Instituto Agronômico de Campina (IAC). “Seguimos procedimentos com rígidos padrões de qualidade, e é essa dedicação que nos coloca em excelentes posições em todas as avaliações. Prezamos sempre pela qualidade e pela ética, que trazemos desde o início dos trabalhos”, diz Claudinei.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024