​Laboratório Móvel Agropecuário estará presente na 40ª Expointer

Lanagro-RS vai demonstrar ao público como são feitos os controles de qualidade e fiscalização de produtos agropecuários

23.08.2017 | 20:59 (UTC -3)
Elizângela Maliszewski

Todos os dias, uma grande quantidade de alimentos e bebidas são consumidas no Brasil. Milhares de quilos de fertilizantes são utilizados nas lavouras. Rebanhos são vacinados contra febre aftosa. Mas o que consumidores não se dão conta é que por trás desses produtos e soluções existe um controle rígido visando garantir a segurança e qualidade dos produtos agropecuários. Este processo é feito pela Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O Laboratório Nacional Agropecuário do Rio Grande do Sul (Lanagro-RS), integra esta rede, sendo responsável pela análise de grãos, sementes, bebidas alcoólicas, vinagres, azeites, fertilizantes, produtos lácteos, produtos cárneos, diagnóstico animal, além do controle de vacinas contra a febre aftosa.

O público vai poder conhecer como é feito este trabalho na 40ª Expointer, a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, que acontece de 26 de agosto a 3 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O Lanagro-RS estará presente com a primeira unidade móvel do laboratório. O espaço, adaptado em um trailer, foi bastante procurado pelo público no ano passado. Nesta edição, profissionais irão demonstrar como acontece o controle de alimentos e bebidas e como é feita a fiscalização que ajuda a combater fraudes no setor.

Entre as novidades estão a classificação de tipo de grãos como feijão e arroz, a análise de amido em requeijão e doce de leite, alimentos bem presentes na dieta do gaúcho. Além disso, haverá demonstração da capacidade de expansão da pipoca que determina a qualidade do produto. Os visitantes também vão poder tirar dúvidas e conhecer o trabalho do Lanagro-RS.

Para o coordenador substituto do Lanagro-RS, Fabiano Barreto, a participação em eventos como a Expointer é um momento de interação com a sociedade permitindo levar aquilo que é realizado pelo laboratório nas diferentes áreas de atuação voltadas à defesa agropecuária. “O laboratório tem por missão prover o suporte laboratorial adequado às ações de defesa agropecuária e ser referência nas respectivas áreas de atuação”, destaca.

A unidade móvel estará aberta das 9 às 18 horas, no estande do MAPA, no Pavilhão Internacional.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024