​Lançamento da 5ª edição do Manual de Fitopatologia

Livro é publicado pelo Departamento de Fitopatologia da ESALQ

16.09.2016 | 20:59 (UTC -3)
Ana Carolina Brunelli

Foi em 1968 que a primeira edição do Manual de Fitopatologia foi lançada. No entanto, com o surgimento de novos patógenos no campo, a busca por informações tornaram-se cada vez mais recorrentes, fator que motivou o lançamento de novas publicações. Assim, a partir da 2ª edição, o livro passou a ser dividido em dois volumes, sendo o primeiro direcionado aos princípios teóricos e conceitos da fitopatologia e, o segundo, destinado às doenças de plantas cultivadas.

Em consideração ao acumulo de conhecimento e a necessidade de novas pesquisas na área, foi lançado nesta quinta-feira, 15 de setembro, a 5ª edição do Manual de Fitopatologia, publicada pela editora Ceres. Desta vez, com atualizações referentes às doenças que atingem as culturas mais importantes do País, a publicação oferece um CD, no qual estão disponíveis mil imagens coloridas representando diferentes patologias. “O livro aborda as doenças viróticas, bacterianas e fúngicas e apresenta os sintomas, agentes causais e as formas de controle de cada cultura”, contou a professora Lilian Amorim, uma das editoras.

Produzido por professores do Departamento de Fitopatologia da ESALQ, o Manual contou com a colaboração de quatro editores. Além de Lilian, os docentes Jorge Alberto Marques Rezende, Armando Bergamin Filho e Luis Eduardo Aranha Camargo também fizeram parte de todo o processo de editoração, incluindo revisão técnica, gráfica e escolha dos autores. “Esta edição possui aproximadamente 150 autores que comentam, em cada capítulo, uma cultura diferente”, disse Armando Bergamin.

Coincidentemente, no mesmo dia do lançamento, o professor Jorge Alberto Marques Rezende, que realiza uma pesquisa sobre virose em tomateiros, financiada pela FAPESP, recebeu na ESALQ o especialista no assunto, William M. Wintermantel, pesquisador fitopatologista da estação experimental de Salinas (Califórnia) do USDA (United States Department of Agriculture), que veio ao Brasil para conhecer a Universidade e conversar sobre diferentes pontos da pesquisa, visando aprimorar o estudo.

O Manual pode ser encontrado no site da editora: http://www.livroceres.com.br/

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024