NOTÍCIAS

Lavoura de arroz para a abertura oficial da colheita tem plantio finalizado

  • 29/10/2015 |
  • Rejane Costa
O plantio do arroz no espaço das Vitrines Tecnológicas da 26ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz está finalizado, apesar do excesso de chuva que vem atingindo o Rio Grande do Sul e prejudicando o trabalho nas lavouras. O restante da área a ser plantado com soja, milho e pastagens deve ocorrer na próxima semana, caso as condições climáticas sejam favoráveis. A área total da lavoura é de 1,7 hectares, sendo 0,6 hectares das Vitrines. O evento ocorre entre os dias 18 e 20 de fevereiro de 2016, no Parque Doutor Lauro Dornelles, em Alegrete, na Fronteira Oeste do Estado.

Para o diretor financeiro da Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz) e coordenador operacional da Abertura Oficial da Colheita do Arroz, Gustavo Thompson, a implantação das Vitrines Tecnológicas é mais um passo para a realização do evento. “Já é uma tradição da Abertura da Colheita o plantio de lavouras nestes espaços”, salienta.

O presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, afirma que apesar do clima adverso também influenciar no plantio das lavouras da abertura da colheita do arroz, a mobilização e a motivação, tanto da equipe da Federação quanto da equipe dos patrocinadores, foram determinantes no cumprimento dos prazos para a implantação das vitrines tecnológicas. “Isso mostra a sintonia da Federarroz com as demais equipes. Fico muito contente que tenhamos cumprido mais uma etapa do evento, apesar das diversidades climáticas, e por estarmos preparando um grande show para a abertura da colheita em fevereiro próximo”, destaca Dornelles.

As empresas que participam do plantio das Vitrines Tecnológicas com diversas cultivares são o Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), Basf, Embrapa, FMC, Bayer, Dow AgroScienses, RiceTec, DuPont Pioneer, Cooperativa Agroindustrial Alegrete (CAAL), Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (COODETEC), Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Spraytec Fertilizantes,Syngenta e Koch.

Foto: Federarroz ver mais notícias