​Leilão de Pepro de trigo negocia 100% do prêmio ofertado

Em continuidade às operações de apoio do governo federal ao escoamento de trigo produzido na Região Sul do Brasil, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou, nesta quarta-feira (1º) mais um Leilão de Pr

01.02.2017 | 21:59 (UTC -3)
Conab

Em continuidade às operações de apoio do governo federal ao escoamento de trigo produzido na Região Sul do Brasil, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou, nesta quarta-feira (1º), mais um leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro), para 70 mil toneladas de trigo em grãos. Nesta operação, a quantidade de prêmio arrematada chegou a 100%, o que poderá gerar um pagamento de prêmio de até R$ 11,7 milhões.

Desde o ano passado a Conab vem realizando leilões de Pepro e também de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) de trigo para atender a demanda apresentada ao governo por representantes do setor. Em 2016, os leilões de Pepro de trigo chegaram a ofertar prêmio para 592,5 mil t, com a negociação de 397 mil t (67%). No PEP, a quantidade ofertada foi de 322,5 mil t e a aquisição chegou a 47,8 mil t (14,8%).

As operações mais recentes ocorreram no dia 25 de janeiro. No Pepro, foi negociada subvenção para 72 mil das 84 mil t ofertadas. Quanto ao PEP, a oferta foi para 30 mil t e a aquisição ficou em 4,2 mil. O prêmio relativo a estas duas operações somou R$ 13,1 milhões.

A subvernção oferecida no Pepro refere-se ao valor que o governo federal paga ao arrematante (produtor rural ou sua cooperativa), desde que ele comprove a venda e o escoamento do produto de acordo com o que está determinado em edital. Por sua vez, no PEP, a subvenção é concedida às indústrias que adquirirem o trigo pelo preço mínimo fixado pelo governo federal. Para receberem o prêmio, elas também precisam comprovar o escoamento do grão conforme estabelecido no edital.

Clique aqui para acessar o resultado do leilão de hoje.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024