​Limpeza também faz parte da manutenção de máquinas agrícolas

Sujeira pode comprometer o desempenho das máquinas no campo e trazer gastos desnecessários

28.03.2017 | 20:59 (UTC -3)
Majô Gonçalves

Para garantir a produtividade no campo, manter a durabilidade das máquinas agrícolas e também reduzir custos com a manutenção, é preciso ter alguns cuidados com a frota. “Estar atento a hora certa de fazer a manutenção seguindo as recomendações contidas no manual dos fabricantes é necessário para buscar excelência na gestão da frota”, afirma Paulo Acosta, gerente comercial da TVH-Dinamica. Porém, segundo Acosta, nem só com a manutenção da parte mecânica e elétrica se assegura a vida útil dos equipamentos agrícolas, sejam tratores, colheitadeiras, pulverizadores, plantadeiras ou semeadoras. “A limpeza é parte fundamental para uma manutenção adequada das máquinas agrícolas e fator importante para garantir a longevidade da frota”, ressalta.

Ele explica que máquinas sujas podem ocasionar diversas perdas aos agricultores, pois poluentes comprometem o desempenho de filtros e, consequentemente, podem gerar maior gasto de combustível e também prejudicar outros componentes. Limpar constantemente a máscara dianteira do trator, retirando os obstáculos dos orifícios dispersores de ar é fundamental para evitar superaquecimento da máquina. Até mesmo algumas doenças podem ser proliferadas devido ao excesso de sujeira em equipamentos.

Uma das sugestões para limpeza das máquinas agrícolas é utilizar o ar-comprimido e, caso esteja muito suja, é recomendável também usar água com detergentes específicos. “Fazendo a limpeza, as máquinas agrícolas terão melhor performance no campo, melhor durabilidade e causarão menos gastos com a manutenção”, finaliza.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024