Livro ajuda produtor na identificação de doenças e no plantio da cenoura

​A cenoura é uma das principais hortaliças consumidas no Brasil e disputa com a alface o terceiro lugar em volume de vendas

01.08.2016 | 20:59 (UTC -3)
Maria Luiza Costa Brochado

A cenoura é uma das principais hortaliças consumidas no Brasil e disputa com a alface o terceiro lugar em volume de vendas, só perdendo para o tomate e a batata. Ao mesmo tempo, estima-se que quase um terço da cenoura colhida no país é perdido, sem ser consumida, e grande parte é deixada no campo, por conta de defeitos diversos que a desqualificam comercialmente.

O livro Doenças da Cenoura, que a Embrapa acaba de colocar à disposição do mercado, é mais uma fonte de informação que pode contribuir para mudar esse cenário. Nele estão mais 30 anos de estudos da Embrapa Hortaliças, que tem se destacado nas pesquisas com a cultura da cenoura. O lançamento de cultivares adaptadas ao calor e com resistência às principais doenças de verão foi um marco histórico ao possibilitar o cultivo da cenoura durante todo o ano.

O principal objetivo da publicação é mostrar as alternativas para o controle racional das doenças da cenoura, para que os produtores, observadas as peculiaridades da sua área de plantio, possam decidir sobre a maneira mais correta de conduzir a lavoura, para obter maior produção e melhor qualidade do produto, com respeito ao meio ambiente e à saúde do consumidor.

E para atingir esse objetivo, os autores Carlos Alberto Lopes e Ailton Reis, pesquisadores da Embrapa Hortaliças, preocuparam-se em facilitar o diagnóstico correto das principais doenças da cenoura que ocorrem no Brasil, por meio de imagens e textos explicativos e, a partir daí, informar sobre as medidas de controle mais adequadas, seja para cultivo empresarial ou de agricultura familiar, orgânico ou convencional, para produção de raízes ou de semente. O livro também enfatiza que o manejo integrado da lavoura proporcionará o controle preventivo eficaz das doenças e distúrbios, tornando mínimo ou até desnecessário o uso de defensivos, sendo algumas medidas especialmente aplicáveis à produção orgânica.

Doenças – Na publicação, as doenças são discutidas em cinco capítulos: doenças da parte aérea; doenças de colo e de raiz; doenças pós-colheita; distúrbios fisiológicos; doenças na produção de sementes. Eles apresentam uma abordagem detalhada e são ilustrados com fotografias que permitem ao leitor identificar claramente os sintomas. Além disso, traz ainda um capítulo sobre as principais medidas de controle e sobre a produção orgânica de cenoura.

Mas não é só o agricultor que irá se beneficiar com o Doenças da Cenoura. Ele também foi concebido como fonte de consulta para extensionistas, estudantes e pesquisadores que se dedicam ao estudo dessa importante hortaliça.

O livro está disponível para venda na Livraria Embrapa www.embrapa.br/livraria ao custo de R$15,00. Acesse a página e confira os detalhes. Outras informações podem ser obtidas também pelo telefone (61) 3448-4236 ou Fax (61) 3448 2494.

Acesse também publicações para download gratuito sobre doenças da cenoura no Portal Embrapa.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024