Livro "Fisiologia de Sementes de Plantas Cultivadas" é lançado na ESALQ

Os fundamentos para a redação do livro foram constituídos a partir das anotações efetuadas durante o preparo de aulas

10.12.2015 | 21:59 (UTC -3)
Caio Albuquerque

Com a expectativa de oferecer à comunidade cientifica do setor de sementes uma obra referência, o professor do Departamento de Produção Vegetal, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz" (USP/EALQ), Júlio Marcos Filho, lançou nesta quinta-feira (10/12), na ESALQ, a segunda edição do livro “Fisiologia de Sementes de Plantas Cultivadas".

O lançamento ocorreu na Diretoria da ESALQ, com a presença do reitor da USP, Marco Antonio Zago, do vice-reitor, Vahan Agopyan, do diretor da ESALQ, professor Luiz Gustavo Nussio, além de outras autoridades acadêmicas da USP/ESALQ, professores, servidores e estudantes de graduação e pós-graduação. “É um prazer registrarmos mais um destaque da USP. A publicação de obras como essa mostram que a Universidade de São Paulo tem a maior concentração de talentos que produzem feitos essenciais para o Brasil", declarou o reitor.

Em sua fala, o diretor da ESALQ ressaltou a trajetória do autor. “A obra coroa a carreira do professor Julio Marcos Filho com uma publicação distintiva na área de sementes. É motivo de orgulho para a ESALQ".

A obra torna mais acessível um conjunto de informações sobre aspectos dos processos vitais da semente e de fatores que afetam seu desempenho, e teve o pré-lançamento no IV Curso de Fisiologia de Sementes, promovido pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES - http://www.abrates.org.br/) em Londrina (PR), no mês de maio, e lançamento oficial em setembro, durante o 19º Congresso Brasileiro de Sementes, em Foz do Iguaçu (PR). “Fazer esse lançamento aqui na ESALQ é muito significativo, pois os primeiros capítulos foram escritos no gabinete da Diretoria, durante a minha gestão", confessou Julio Marcos, que dirigiu a ESALQ na gestão 1999-2002

A segunda edição contém 660 páginas, com 30% a mais de informações do que a primeira. Os fundamentos para a redação do livro foram constituídos a partir das anotações efetuadas durante o preparo de aulas de graduação e pós-graduação, aliadas ao levantamento bibliográfico e à experiência acumulada no decorrer das atividades profissionais do autor. “A publicação é um reconhecimento à ABRATES pelo que tem feito pela área de sementes no Brasil e uma tentativa de incentivar outros autores a produzirem textos sobre os mais variados aspectos da tecnologia de sementes", reforçou o autor.

A obra aborda é destinada aos docentes, pesquisadores, estudantes dos cursos de graduação, pós-graduação e profissionais da iniciativa privada que atuam nas áreas de produção, processamento e avaliação da qualidade das sementes de plantas cultivadas. “Todos sabemos que a fisiologia é a ferramenta principal na área de sementes e portanto a ABRATES só tem a agradecer o professor Julio por nos brindar com essa obra que certamente se tornará referência mundial", disse o presidente da ABRATES, Francisco Carlos Krzyzanowski.

A nova edição também será oferecida em inglês, com tradução de Lloyd Friedrich e revisão do Prof. Miller McDonald, da Ohio State University; e em espanhol, traduzida por Daniel Ricardo Souza Gomez, pesquisador da área de Entomologia da Embrapa.

No encerramento da cerimônia, o autor assinou e entregou exemplares ao reitor da USP, ao diretor da ESALQ e à Divisão de Biblioteca, neste ato representada pela Chefe Técnica substituta Eliana Maria Garcia.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024