Livro traz tudo sobre cafeicultura na Amazônia

A obra está disponível no Portal da Embrapa, na sessão Publicações, e pode ser baixada em qualquer dispositivo

21.07.2016 | 20:59 (UTC -3)
Renata Silva

Os que tiverem interesse em mergulhar no mundo do café, especialmente na região Norte, podem ter acesso ao livro Café na Amazônia gratuitamente no formato digital (PDF). A obra está disponível no Portal da Embrapa, na sessão Publicações, e pode ser baixada em qualquer dispositivo, sejam computadores, notebooks, tablets ou mesmo smartphones. Aos que preferem folear e ter na estante esta importantíssima obra para consulta, ela também está disponível para venda na Livraria Embrapa.

Para um dos editores técnicos da obra e chefe-geral da Embrapa Rondônia, Alaerto Marcolan, a Empresa está cumprindo seu papel tanto na produção científica como na difusão do conhecimento, que tem ainda maior impacto quando é disponibilizado de forma gratuita. "É fundamental que, como pesquisadores de uma empresa pública, atuemos com reponsabilidade na produção científica e também temos o compromisso com a divulgação ampla deste conhecimento. Queremos que as informações do livro sejam realmente utilizadas no campo, pois esta obra reúne práticas e informações qualificadas e úteis para os técnicos e produtores de café".

O livro é considerado a "Bíblia do café na Amazônia", por reunir e atualizar todo o conhecimento gerado pela Embrapa Rondônia em seus 41 anos de existência no estado. A obra, em seus 21 capítulos escritos por 54 autores, contém informações necessárias a todos aqueles que pretendem cultivar ou participar dos esforços para o cultivo do café na Região Amazônica. Permite as tomadas de decisão do agricultor, em sua plantação; dos agentes financeiros, responsáveis pelo financiamento da produção; dos estudantes em sua formação; do extensionista, na aplicação das técnicas indicadas. Enfim, uma obra completa e útil para o desenvolvimento e fortalecimento da cafeicultura na Amazônia, garantindo a competitividade do setor cafeeiro frente às demais regiões produtoras, em um cenário econômico que exige, cada vez mais, a profissionalização do setor agrário e a eficiência de utilização de recursos ambientais, econômicos e humanos.

A Embrapa Rondônia, desde a criação, em 1975, está comprometida com o cultivo do café na Amazônia e tem participado ativamente das iniciativas que promovem a cafeicultura regional. Tem, hoje, um significativo banco de germoplasma, que permitiu o lançamento da primeira variedade de café - desenvolvida na região - e de outras variedades que, brevemente, serão disponibilizadas. Atua no Amazonas, de Silves às margens do rio Amazonas, aos cultivos de Apuí na Transamazônica, no Acre, no Mato Grosso e em todo o Estado de Rondônia. Conta com uma equipe qualificada de doutores e mestres trabalhando na criação e adaptação de tecnologias e na propagação do conhecimento dos mais diferentes temas relacionados ao café.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024