​Mais de 100 produtores participam de oficinas do Soja Plus

Cursos na Região Oeste do MT focam em temas ambientais como disposição de resíduos

23.06.2016 | 20:59 (UTC -3)
Ascom Aprosoja

Mais de 100 produtores rurais da Região Norte do MT participaram nesta semana da Oficina Ambiental realizada pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja). A oficina faz parte da programação de 2016 do Soja Plus, programa que orienta os produtores sobre como melhorar a gestão de suas propriedades.

Durante as oficinas, os produtores puderam aprender sobre as mudanças no Código Florestal e também sobre como fazer a disposição de resíduos em propriedades rurais. A programação incluiu ainda o Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Plano de Regularização Ambiental (PRA) e o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

“Fizemos oficinas nos municípios de Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde e recebemos um total de 110 participantes entre produtores e técnicos da área. Considerando o período que estamos fazendo, o público foi excelente. Os produtores foram receptivos, tiraram dúvidas, principalmente sobre disposição de resíduos sólidos nas propriedades”, afirma a analista de projetos e palestrante, Cristiane Sassagima.

Outro tema bastante discutido foi o Cadastro Ambiental Rural. “Como o CAR passou por alterações e prorrogação do prazo, falamos bastante sobre ele, orientando o produtor sobre como fazer, onde deve acessar. Os agricultores também tiveram dúvidas quanto ao PRA e foram orientados quanto ao Código Florestal. Então, naquilo que foi proposto dentro dessa agenda, as dúvidas que surgiram nós conseguimos sanar”, explica a analista de projetos da Aprosoja, Marlene Lima.

Soja Plus - Apesar de fazer parte do Soja Plus, a Oficina Ambiental não é voltada unicamente para quem participa do programa. Todos os produtores rurais interessados podem se inscrever. A oficina é gratuita.

“Além disso, é uma ótima oportunidade para aqueles que ainda não aderiram o Soja Plus, o façam. Percebi que alguns que não participam, ficaram interessados”, avalia Cristiane Sassagima.

O Soja Plus é um programa de boas práticas para a melhoria continua da propriedade rural. Em seus módulos, está presente o atendimento às legislações ambientais e trabalhistas nas propriedades rurais. Neste ano, durante o II Workshop Técnico do Soja Plus Brasil, o módulo ambiental de adequação às regras ambientais foi definido como foco.

A Oficina Ambiental ainda continua, seguindo por outras regiões de Mato Grosso. A programação é realizada com a Associação das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) em parceria com as organizações não-governamentais TNC Brasil e Agroícone para o módulo ambiental Soja Plus.

Todas as oficinas são sempre realizadas no Sindicato Rural dos municípios, às 18h. Confira as próximas datas:

Alto Garças – 27/06

Primavera do Leste – 28/06

Nova Xavantina – 29/06

Querência – 30/06

Sapezal – 04/07

Campo Novo do Parecis – 05/07

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024