NOTÍCIAS

Manutenção preventiva da plantadeira é essencial para um bom início de safra

  • 09/10/2015 |
  • Lívia Pulchério
Os produtores rurais já estão com a cabeça no plantio da nova safra, de olho em fatores como condições climáticas e perspectivas de preços futuros. Outro aspecto muito importante nessa etapa é a manutenção da plantadeira antes de colocá-la no campo. Alguns pontos essenciais devem ser destacados nesse processo, garantindo o bom aproveitamento da máquina para que a cultura seja implantada no período ideal e obtenção de melhores produtividades.

Lubrificar os pontos de engraxamento da máquina impede que algumas peças se desgastem, como buchas e rolamentos. "Apesar de simples, esse processo merece muita atenção, pois prolonga a vida útil da máquina", explica Carlos Schimidt, especialista em Marketing da New Holland.

A verificação de componentes, como disco de sementes, engrenagem, rolamentos e correntes, também é imprescindível, pois evita que o plantio seja interrompido por causa de peças danificadas. De acordo com Schimidt, o ideal é que o produtor faça essa averiguação durante a entressafra, mas é importante refazê-la algumas semanas antes do período de entrada da máquina no campo, evitando surpresas indesejadas no momento da semeadura.

Outra etapa é a calibração da plantadeira, que é a definição do volume necessário de semente e adubo para as aplicações. No caso de sementes, por metro quadrado. Já para o fertilizante, em quilos por hectare. Isso pode ser feito de modo mecânico ou hidráulico, através da taxa fixa ou variável.

PL 5000 - menos pontos de engraxamento

Plantadeiras modernas exigem um esforço menor com manutenção preventiva. A PL5000, lançamento da New Holland para 2015, possui menos pontos de engraxamento e manutenção, diminuindo o tempo de ajuste diário da máquina e o gasto com lubrificante. É a primeira plantadeira produzida pela marca em todo o mundo, portanto ideal aos padrões brasileiros.

A novidade foi projetada para operar em janelas apertadas de plantio, assegurando, no mínimo, um dia de trabalho sem interrupções para abastecimento de sementes.

A caixa central de sementes, com capacidade para 1000 quilos por chassi, e os reservatórios de fertilizantes, que armazenam até 6 toneladas de adubo, são os maiores da categoria, superando em 10% as outras máquinas do mesmo segmento. Com isso, a plantadeira exige menos paradas para abastecimento de insumo. Outra economia está no menor consumo de combustível, já que essa máquina tem menos peso por linha do setor. Ela tem opções de 11 a 24 linhas.

A PL5000 já sai de fábrica com todos os benefícios do serviço de pós-venda da marca. Para atender as demandas de forma rápida e eficaz, a New Holland conta com uma política forte de estoque e com o programa Rota Expressa, que foca no dinamismo da entrega de peças para as grandes regiões produtoras de grãos. Atualmente, são 14 rotas em todo o país. ver mais notícias