Mapa e Embrapa lançam curso virtual de irrigação

Objetivo é aumentar e melhorar a capacitação de mão-de-obra para o setor

31.03.2016 | 20:59 (UTC -3)
MAPA

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), lançaram este mês o IrrigaWeb – Capacitação em Uso e Manejo de Irrigação. Trata-se de uma ferramenta virtual com cursos relacionados à agricultura irrigada para técnicos que trabalham na área.

“A irrigação é carente de aperfeiçoamento profissional. Com o curso, o Mapa e a Embrapa vão potencializar o conhecimento para um maior número de profissionais”, diz o coordenador-geral de Irrigação e Estratégias contra a Seca do ministério, Demetrios Christofidis.

De acordo com ele, o IrrigaWeb possibilita, por exemplo, o aprimoramento do manejo, a elevação da produtividade e os cuidados com o meio ambiente. Também pode contribuir para a geração de empregos especializados e retornos sociais e econômicos, bem como para regular a oferta de alimentos, reduzir a pressão sazonal dos preços dos alimentos e bem-estar no meio rural.

O Mapa, assinala Christofidis, incluiu nos planos agrícola e pecuário vários instrumentos de incentivo à adesão dos agricultores à irrigação, o que reforça a estratégia de expandir a agricultura irrigada em 1,5 milhão de hectares de solos aptos, entre 2016 e 2019. “Por isso, precisamos de profissionais competentes e capacitados.”

Módulos

O IrrigaWeb tem módulos técnicos, testes-provas objetivas, videoconferências, oficinas online, vídeos técnicos e de divulgação estão distribuídos em uma carga horária de 200 horas.

Os módulos técnicos e as videoconferências online abordam quatro assuntos: água na agricultura irrigada; necessidades de água, disponibilidade de água e balanço hídrico, requisitos e condições para água pelas culturas; métodos e manejo para aplicações de água e aos cultivos; e produtos adotados na irrigação de cultivos.

No primeiro módulo foram selecionados 500 participantes, que já começaram o curso. O foco principal da seleção é desenvolver as capacidades dos envolvidos com os empreendimentos de irrigação, especialmente os já existentes e nos polos e áreas potenciais para o desenvolvimento sustentável da agricultura irrigada.

Ao longo deste ano, o MAPA e a Embrapa vão promover outros cursos do IrrigaWeb.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024