Mapa e Embrapa participam do Fórum Global de Agricultura na Alemanha

Blairo Maggi discursará do evento, destacando a importância da sustentabilidade da agropecuária brasileira, e depois vai conduzir reuniões com a União Européia, na Suíça

17.01.2018 | 21:59 (UTC -3)
Assessoria de Comunicação Social

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, viajou nesta terça-feira (16/01) à Alemanha para participar da 10ª Conferência de ministros de países integrantes do Fórum Global para a Alimentação e a Agricultura (GFFA), realizada anualmente, em janeiro, no contexto da Semana Verde Internacional, em Berlim, na Alemanha. Neste ano, o fórum discute como moldar o futuro da produção animal de forma sustentável, responsável e produtiva.

Fazem parte da delegação oficial brasileira os secretários de Relações Internacionais e de Defesa Agropecuária do MAPA, Odilson Ribeiro e Luis Eduardo Rangel; o presidente da Embrapa, Mauricio Lopes; dois representantes da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Lígia Dutra e Bruno Lucchi; dois membros da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), Lhais Sparvoli e Bianca Yukie Nakamato; um representante da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Anônio Igor Queiroz Brandão; e a secretária científica da Subcomissão de Métodos e Análise da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), Regina Vanderline.

Maggi discursará no debate inaugural da GFFA, às 13 horas do dia 18, destacando a importância da sustentabilidade da agropecuária brasileira e a sua inserção internacional, além de participar de painéis técnicos e reuniões bilaterais com representantes de outros países como Alemanha, Argentina, Japão, Suíça e Nova Zelândia. Será o único ministro com direito a discursar no painel “Moldar o Futuro da produção animal de forma sustentável, responsável e produtiva”. Neste momento é que os dados da Embrapa e da Nasa, agência especial norte-americana, serão apresentados, comprovando que o Brasil utiliza apenas 7,6% de seu território com lavouras, somando 63.994.479 hectares.

A  delegação do governo brasileiro participará dos debates do Fórum, mas serão nas reuniões bilaterais que muitas discussões e acordos comerciais importantes para o Brasil estarão em jogo, na Alemanhã. O ministro terá ainda compromissos em Bruxelas e na Suíça, onde se encontrará com autoridades da União Europeia, responsáveis pelas pastas de Agricultura, Saúde e Segurança Alimentar e Comércio, bem como interlocutores do setor privado europeu relacionado ao comércio internacional de produtos agropecuários.

De Bruxelas, Maggi irá a Davos onde participará, integrando comitiva do presidente Michel Temer, do Fórum Econômico Mundial.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024