Massey Ferguson desenvolve sistema pioneiro para monitoramento de máquinas agrícolas

Inédito no Brasil, o Fuse Connected Services faz o acompanhamento em tempo real da frota, permitindo que os produtores rurais, com o auxílio das concessionárias Massey Ferguson, consigam verificar remotamente a operação

25.04.2016 | 20:59 (UTC -3)
Eloisa Rangel

A Massey Ferguson apresenta o Fuse Connected Services, primeiro programa de monitoramento e suporte do mercado agrícola, que oferece ao produtor rural a possibilidade de controlar, em tempo real, o desempenho e as condições das máquinas no campo.

O Fuse Connected Services é uma nova perspectiva na relação de concessionárias Massey Ferguson com seus clientes. Isto porque, ao aderir ao programa, o agricultor não opera a máquina sozinho, ele tem uma equipe apoiando-o remotamente. Essa ferramenta permite que um grupo de especialistas da AGCO e de suas concessionárias façam o monitorando e gerenciamento do equipamento à distância através do sistema de telemetria AgCommand. Essa conectividade faz com que o produtor receba, a qualquer momento, a melhor assistência da sua concessionaria.

“A AGCO é a primeira companhia a lançar este tipo de suporte proativo no Brasil. Com este projeto iremos oferecer aos nossos clientes todo auxílio e treinamento necessário, além da manutenção dessas máquinas, para que assim, eles possam ter o melhor desempenho dos equipamentos. E isso irá se refletir em menor custo de manutenção e em rentabilidade também. Com o Fuse Connected Services é possível enxergar o processo de produção como um todo, e o quanto as máquinas agrícolas influenciam diretamente nele”, ressalta Rafael Costa, gerente de marketing de produto Crop Care e ATS.

O programa, que está em fase de testes no Rio Grande do Sul, já tem cliente satisfeito. O produtor rural, Helio Carassa dos Santos, que é cliente da concessionária Massey Ferguson Augustin, localizada em Não-Me-Toque (RS), acredita que com o Fuse Connected Services vai conseguir trabalhar melhor e economizar em combustíveis. “Com este projeto, o equipamento vai ficar rastreado, então a concessionária e a própria AGCO vão nos ajudar a monitorar a máquina. E isto provavelmente vai gerar um consumo menor de diesel, porque se a máquina estiver andando acima da velocidade permitida, o que aumenta o consumo, isso vai ser monitorado, indicado e ajustado”, comenta o agricultor.

Como funciona?
O Fuse Connected Services está disponível para todos os produtores rurais em três níveis, independentemente do tamanho da frota. O agricultor pode optar somente pela compra da ferramenta, interpretando ele próprio as informações geradas. Também pode adquirir o sistema e contar com a rede de concessionárias Massey Ferguson dando todo o suporte e consultoria para o uso mais eficiente de suas maquinas e o gerenciamento das manutenções periódicas. Ou ainda, optar pelo gerenciamento total da frota por parte da concessionária. “Nesse caso, o produtor conta com a comodidade de toda a assessoria da concessionária, do monitoramento ao reparo, se necessário”, explica o gerente de marketing.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024