Melhoramento de trigo da Embrapa chama a atenção de produtores do Paraguai

​Um grupo de quase 40 produtores percorreu algumas regiões do RS na última semana com o objetivo de conhecer diferentes experiências no cooperativismo e de pesquisa agropecuária

14.08.2017 | 20:59 (UTC -3)
Joseani M. Antunes

Um grupo de quase 40 produtores da Cooperativa Colonias Unidas, do Paraguai, percorreu algumas regiões do Rio Grande do Sul na última semana com o objetivo de conhecer diferentes experiências no cooperativismo e de pesquisa agropecuária. No roteiro, estiveram as cooperativas Languiru (Teutônia, RS), Vinícola Garibaldi (Garibaldi, RS) e as unidades da Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS) e Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS).

O Gerente de Produção da Cooperativa, Eduardo Dietze, destacou a importância do produtor conseguir enxergar além da propriedade, conhecendo novas experiências que possam resultar em melhorias no sistema produtivo. Segundo ele, o Paraguai é o país que mais cresce na América Latina: “junto com a economia, cresce o consumo de proteína animal que movimenta toda a cadeia de grãos”.

Para o produtor Cristiano Wachholz, o que mais chamou a atenção na Embrapa foi o programa de melhoramento genético de trigo. Ele explicou que as cultivares de trigo que utiliza no Paraguai são brasileiras, ressaltando a satisfação em visitar o desenvolvimento dos materiais na Embrapa Trigo. “Gostamos muito do trigo de duplo propósito, que ainda não é conhecido no Paraguai mas tem um grande potencial já que muitas propriedades trabalham com grãos e leite”.

A Cooperativa Colonias Unidas foi criada na década de 1950, na cidade de Obligado, ao sul do Paraguai. Atualmente, são 4 mil associados e mais de 800 funcionários. Os principais negócios da cooperativa são grãos, leite e erva-mate.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024