NOTÍCIAS

Miniescavadeiras CASE ganham os “dentes” mais resistentes do mercado

  • 01/10/2015 |
  • Regina Trombelli
As caçambas das miniescavadeiras da Case Construction Equipment, modelos CX27B, CX36B e CX55B, ganharam um novo sistema de dentes, o SmartFit, desenvolvido e patenteado pela CNH Industrial, à qual pertence a marca. Em estudo de mercado realizado pela empresa, foi constatado que o produto é o mais resistente do mercado, trabalhando com terra solta ou materiais altamente abrasivos.

As miniescavadeiras já saem de fábrica com a nova tecnologia no sistema de dentes, que garante melhor penetração e vida útil do sistema; porta-dentes e pontas reforçadas; pino com trava prática e reutilizável; além de perfis maiores e mais robustos que a concorrência.

“Os dentes SmartFit têm uma porcentagem de uso de 60%, contra cerca de 40% dos dentes comumente presentes no mercado. Além de possuir maior vida útil, o dente permanece afiado à medida em que se desgasta, trabalhando sempre com uma baixa resistência à penetração, que contribui para uma alta produtividade e um menor consumo de combustível”, esclarece Gabriel Freitas, especialista de miniescavadeiras CASE.

Segundo Freitas, o SmartFit é um dos sistemas de dentes mais resistentes, com dureza de 555 a 477 Brinell. Ao contrário de alguns produtos encontrados no mercado, com dureza elevada apenas na superfície, os novos dentes possuem alta dureza da superfície ao centro, o que permite a elevada taxa de utilização e garante vida útil superior.

Outro grande benefício do sistema SmartFit é a facilidade de troca, realizada em poucos minutos e reduzindo o tempo de máquina parada. “O dente é fixado através de um pino reutilizável com trava e pode ser facilmente removido utilizando uma chave para girar a trava e dispensando o uso de marreta para fazer a troca”, explica Freitas.

Os perfis de dentes disponíveis para miniescavadeiras são:

SYL: A ponta de dente standard simétrica é indicada para aplicações gerais, com impacto e abrasão moderados.

HP: A ponta de dente HP para super penetração inclui material de desgaste adicional para aplicações severas. Um relevo na parte inferior do dente o mantém afiado enquanto se desgasta. Utilizado em situações de alto impacto e abrasão em que a penetração é mais importante do que a força.

TV: Ponta tipo “dente de tigre” para uso em materiais mais duros e difíceis de penetrar. Essas pontas fornecem excelente penetração com pouco material de desgaste. Usado quando a penetração for mais crítica e outros perfis não forem bem-sucedidos.

UT: As pontas tipo “duplo dente de tigre” também são usadas em materiais mais duros e difíceis de penetrar. No entanto, devem ser usadas nos cantos da caçamba para aumentar a largura de escavação. Nesse caso, elas sofrem um desgaste mais pesado, portanto devem ser invertidas periodicamente para prolongar sua vida útil. Esse dente deve ser usado em conjunto com o perfil TV.

F: Ponta de dente alargada recomendada para aplicações leves e de baixo impacto. Seu objetivo principal é reter mais material na caçamba. Com isso, ela torna possível o aumento da capacidade volumétrica da caçamba para materiais soltos e de baixa densidade.

Miniescavadeiras – modelos CX27B, CX36B e CX55B: motor de potência líquida de 23 hp para os dois primeiros modelos e de 38 hp para o modelo maior; e peso operacional, respectivamente, de 3.222 kg, 4.168 kg e 5.180 kg. Essas máquinas combinam potência de motor, pressão e fluxo hidráulicos para fornecer maior força e velocidade que resultam em ciclos de menor tempo e a conclusão do trabalho mais rapidamente.

Fabricadas no Japão, as miniescavadeiras também possuem raio de giro zero (ZTS), ou seja, giram dentro da área de suas próprias esteiras, enquanto a CX55B possui raio de giro mínimo (MTS). Outro diferencial da máquina é o design da lança de pivotamento central, que permite a escavação paralela a muros, estruturas, cercas, guias e outros obstáculos. Essa flexibilidade combinada com elevada força de escavação, capacidades de elevação e grande estabilidade resulta em desempenho elevado para uma máquina compacta.

O motor das miniescavadeiras CX B é de baixa emissão de poluentes, atendendo às normas Tier 3, e baixo consumo de combustível. ver mais notícias