Ministra anuncia primeiro zoneamento de risco climático para Roraima

Estudo contempla as culturas de soja e milho e será publicado nas próximas semanas

25.02.2016 | 20:59 (UTC -3)
Imprensa MAPA

A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) anunciou a liberação do primeiro zoneamento de risco climático do estado de Roraima, em reunião com o senador Romero Jucá (PMDB-RR). O estudo, que compreende as culturas de soja e milho, ajudará os produtores a planejar suas safras.

O zoneamento tem o objetivo de minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos e permite a cada município identificar a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. A técnica pode ser adotada por produtores rurais e agentes financeiros, por exemplo.

A ministra afirmou que, com o zoneamento, as plantações de soja e milho no estado estarão menos suscetíveis a riscos. Por isso os produtores serão capazes de negociar taxas de juros menores ao contratarem crédito e seguro rural.

“Os produtores poderão tomar seus recursos tranquilamente sem os impedimentos que as instituições financeiras impõem a estados que não têm o zoneamento. Com risco alto, o juro é mais caro”, afirmou a ministra, que acrescentou que o senador Jucá vem dedicando atenção especial sobre o assunto junto ao Mapa.

O estudo do zoneamento de Roraima foi realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com o Mapa e deverá ser publicado no Diário Oficial da União nas próximas semanas.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024