NOTÍCIAS

Ministra indica membros do comitê gestor do Matopiba

  • 05/10/2015 |
Uma das prioridades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a expansão da atividade agrícola no Matopiba teve mais um avanço no aspecto legal. A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) assinou portaria designando os integrantes do comitê gestor do Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba. O plano tem como um dos seus principais objetivos a ampliação e fortalecimento da classe média da região, formada por partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e da Bahia

A portaria nº 181, de 2 de outubro, foi publicada na edição desta segunda-feira (5/10) do Diário Oficial. Além do Mapa, o comitê gestor será formado por representantes dos ministérios do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Integração Nacional, Ciência, Tecnologia e Inovação e Educação.

O comitê conta ainda com representantes dos governos dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, da União dos Municípios da BA, Federação dos Municípios do Estado do MA, Associação Piauiense de Municípios e Associação Tocantinense de Municípios, da Universidade Federal do MA e da Universidade Federal do TO.

Também compõem o comitê as seguintes entidades representativas do setor rural: Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da BA, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do MA, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do PI, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do TO, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da BA, Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura no Estado da MA, Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do PI e Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado do TO.

Plano

O Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba tem o objetivo de promover e coordenar políticas públicas voltadas à expansão sustentável baseada em atividades agrícolas e pecuárias que proporcionem a melhoria da qualidade de vida da população do território.

Além da ampliação da classe média rural, o plano também busca o aumento da eficiência logística relativa às atividades agropecuárias e o apoio à inovação e ao desenvolvimento tecnológico da agricultura e da pecuária na região.

Instituído pelo Decreto nº 8.447, de 6 de maio deste ano, o comitê gestor tem a atribuição de monitorar a implementação e a execução do Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba. ver mais notícias