Monsanto e fundo BR Startups anunciam aporte de R$ 1 milhão para startup de agronegócio

O Fundo planeja investir em pelo menos mais três startups do mercado agro até o final de 2018

28.09.2017 | 20:59 (UTC -3)
Michel Montefeltro

A Monsanto, por meio do fundo BR Startups, investirá R$ 1 milhão na Tbit, uma startup de análise de imagem que atua no agronegócio brasileiro. Em junho de 2016, a Monsanto tornou-se parte do grupo de investidores do BR Startups, gerido pela MSW Capital. Ao investir no fundo, a companhia pretende ajudar a acelerar a inovação na agricultura nacional e dentro da própria empresa, interagindo com empreendedores brasileiros inovadores. Além de contribuir para o fundo, a Monsanto também compartilhará conhecimento e experiência de agronegócio com a Tbit.

Segundo o líder de agricultura digital da Monsanto para a América do Sul, Mateus Barros, a inovação tecnológica é crucial para a agricultura em tempos de revolução digital. "A criatividade e empreendedorismo no Brasil têm uma grande oportunidade. Acreditamos que a colaboração é uma ferramenta fundamental para produzir de forma mais eficiente e este é um passo nessa direção, por isso estamos satisfeitos com essa parceria com a Tbit ", afirma Barros.

Criada em 2008 pelo empresário Igor Chalfoun e três outros parceiros, a Tbit chegou ao mercado para automatizar os processos de qualidade nas empresas, por meio do processamento de imagem digital e inteligência artificial, que substituíram os protocolos manuais ou químicos. A empresa possui oito produtos e 50 clientes, dos quais cerca de 80% são do mercado agrícola.

De acordo com Chalfoun, a solução oferecida à agricultura pela Tbit, é composta por um equipamento e um software que automatizam o processo de verificação de qualidade de sementes e grãos. Imagens ou vídeos do processo são feitos e enviados para um computador que, por inteligência artificial, gera a classificação das sementes e grãos. "Com o nosso produto, por exemplo, economiza-se 70% em tempo para liberar os lotes analisados, pois a leitura é feita de maneira mais rápida. Além disso, é gasto 20% menos tempo para reprocessar ou devolver lotes. O investimento em nossa startup será uma oportunidade fantástica que ajudará a empresa a obter uma posição estratégica melhor e abrirá portas para nós”, diz Chalfoun. A Tbit usará o recurso para reforçar seu quadro funcional em sua sede em Minas Gerais e expandirá seus esforços de vendas e marketing em todo o país.

Concebido pela Microsoft Participações e gerido pela MSW Capital, o fundo BR Startups visa apoiar as empresas em seu desenvolvimento, por meio do conhecimento e do potencial de escala global de seus investidores: Monsanto, Banco Votorantim, Grupo Algar, BB Seguridade, Qualcomm e Age-Rio. "O apoio do Fundo BR Startups ao segmento de inovação para o agronegócio é estratégico para fomentar o potencial criativo do setor de agronegócio, que corresponde a cerca de 20% do PIB do Brasil. Queremos promover a transformação digital nas empresas que atuam na área”, comenta o COO da Microsoft Participações, Franklin Luzes.

O sócio da MSW Capital, Richard Zeiger, explica que 74 startups de diversas áreas do agronegócio participaram do processo de seleção do Fundo. "A Tbit passou por um rigoroso processo de avaliação e foi escolhida por possuir um time de primeira linha e tecnologia de classe mundial. O que ficou evidente quando conversamos com os clientes que a startup trabalha. Pelo uso de inteligência artificial, a startup está transformando a metodologia de avaliação do processo de qualidade e comercialização de sementes e grãos das grandes empresas do agronegócio ", explica Zeiger.

A MSW Capital trabalha em estreita colaboração com a Monsanto Growth Ventures (MGV), o braço de ventures da Monsanto, para identificar empreendedores promissores e tecnologias que podem ajudar a avançar na agricultura brasileira. "A inovação é o modelo de negócios da Monsanto, portanto, precisamos de parcerias com startups que trazem agilidade e novos olhares para resolver problemas antigos. Estamos buscando investir e apoiar empreendedores no Brasil para facilitar essas parcerias", reforça Mateus Barros.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024