Netafim investe em tecnologia mobile para irrigação à distância e prevê crescimento de 20%

Empresa participa do evento de 25 a 29 de abril em Ribeirão Preto/SP

04.04.2016 | 20:59 (UTC -3)
Tatiana Freitas

A Netafim, empresa com soluções de irrigação por gotejamento, apresenta durante a Agrishow 2016, que acontece entre os dias 25 e 29 de abril, em Ribeirão Preto/SP, o novo sistema de irrigação por gotejamento com controle e gestão automatizados, e monitoramento em tempo real, garantindo economia de água, fertilizantes e mão de obra. O lançamento é acessível para todos os produtores, utilizando tubos flexíveis que otimizam o projeto de irrigação e facilitam as atividades operacionais e de armazenamento.

“O produtor rural poderá controlar à distância todo o processo de irrigação e nutrirrigação – que é a técnica de levar a solução nutritiva junto da água, na mesma tecnologia gota a gota. Por cair direto na raiz da planta, essa eficiência aumenta a produtividade das lavouras duas vezes mais”, destaca Carlos Sanches, gerente agronômico da Netafim, lembrando que “Essa tecnologia é uma das mais modernas em automação e nutrição das plantas tornando assim todo o processo mais sustentável para o produtor rural”.

Diante desse cenário, a companhia prevê um crescimento de 20% em 2016. “O mercado de irrigação não cresceu em 2015, mas a Netafim expandiu em 10%. Agora nossos planos são ainda mais ousados, pois o Brasil tem a oportunidade de produzir alimentos para uma população crescente e faminta, cada vez com menos recursos. A irrigação tem papel fundamental nessa história, pois pode contribuir com os agricultores com um sistema mais eficiente, de fácil utilização, e acessível para o plantio de diversas culturas, garantindo assim alta rentabilidade e eficiência operacional”, acredita Sanches.

Produzir mais com menos e com qualidade tem sido o desafio do agronegócio brasileiro nos últimos anos. Em algumas áreas o Brasil continuará autossuficiente como a produção de trigo, por outro lado, a adoção de tecnologia será fundamental para atingir as metas. “A adoção de tecnologias proporcionarão melhor nutrição e manejo, consequente aumento da produção”, afirma o gerente.

Apesar das chuvas constantes nesse início de ano, a Netafim continua preocupada em levar aos produtores as informações necessárias para a escolha dos equipamentos de irrigação. “Nosso sistema é 95% preciso, sem desperdício de água, o que significa uma economia de 30% a 50% em relação a outros sistemas como aspersão, por exemplo”, relembra Sanches.

A Netafim já viveu a experiência de escassez de água em Israel, seu país de origem, que hoje transformou os desertos da região em pomares e lavouras com alta produtividade. Dados da companhia mostram que mais de 10 milhões de hectares em todo o mundo são irrigados por gotejadores da empresa e no Brasil este número também supera os 500 mil hectares. “A flexibilidade do nosso sistema é enorme, atendendo desde o pequeno produtor, incluindo o familiar, até os grandes empresários rurais com os sistemas de gestão 100% automatizados”, declara.

Outra preocupação da companhia para 2016 são as iniciativas públicas e privadas para impulsionar o setor de irrigação no Brasil. “Essas ações são extremamente importantes. Por exemplo, infraestrutura necessária para irrigação, disponibilização de água e energia de qualidade, isso pode beneficiar os agricultores e a sociedade em geral, além de contemplar as empresas de irrigação que ganham espaço e credibilidade no mercado. A disponibilização de linhas de créditos acessíveis é necessária e impulsionará o agronegócio”, finaliza Sanches.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024