New Holland apresenta seu novo trator conceito movido a metano e sua visão de futuro de uma agricultura sustentável na Farm Progress Show

Modelo é elo vital do ciclo virtuoso do Energy Independent Farm

30.08.2017 | 20:59 (UTC -3)
Luis Fernando Duarte

A New Holland Agriculture apresentou, na Farm Progress Show, em Decatur, no estado de Illinois, nos Estados Unidos, seu mais recente produto que representa sua visão para o futuro da agricultura sustentável: o novo trator conceito movido a biometano que reinventa o design da máquina e revela um futuro conectado. A marca imagina a fazenda do futuro completamente independente de energia: ela não produz apenas alimentos, mas também a biomassa que precisa para gerar a energia usada para executar suas operações e acionar seus tratores e outras máquinas. Esse futuro autossuficiente pode ser alcançado hoje, com a visão e a tecnologia avançada da New Holland.

“O novo trator conceito movido a biometano é o mais recente desenvolvimento na busca da New Holland por uma tecnologia sustentável e eficiente através da inovação. Seu motor oferece o mesmo desempenho e tem a mesma durabilidade em relação ao equivalente movido à diesel, mas com custos de funcionamento bem menores. Ele combina combustíveis alternativos e tecnologia agrícola avançada para criar um elo vital que fecha o ciclo virtuoso da Energy Independent Farm, funcionando por energia produzida a partir de produtos da terra e resíduos”, afirma Carlo Lambro, presidente New Holland Agriculture.

Superando os limites de inovação para soluções alternativas pioneiras de combustíveis

A New Holland tem superado em soluções de energia limpa por mais de uma década através de sua estratégia de Clean Energy Leader. Foi a primeira fabricante a oferecer 100% de compatibilidade com biodiesel, em 2006. Em 2009, desenvolveu o primeiro conceito de trator movido a hidrogênio do mundo, o NH2, oferecendo a viabilidade de sua tecnologia de emissão zero para o futuro. Este foi um elemento chave do conceito Energy Independent Farm da marca, lançado ao mesmo tempo.

A New Holland continuou a explorar combustíveis alternativos que poderiam oferecer emissões reduzidas e baixar os custos. Em 2012, a marca criou o seu primeiro trator protótipo movido a propano e agora está desenvolvendo um T6 que pode ser abastecido com propano, em parceria com o Propane Education & Research Council (PERC). Em 2013, a New Holland apresentou o primeiro protótipo do trator T6 movido a metano, que vem sendo, desde então, desenvolvido e testado com seus clientes.

Trator conceito a biometano: mesma performance e durabilidade da versão a diesel, mas com até 30% de redução nos custos

O novo trator conceito movido a biometano foi construído usando como base os protótipos anteriores do T6 movido a metano para alcançar um avanço tecnológico significativo. Seu motor usa uma avançada e eficiente tecnologia de combustão especificamente desenvolvida para aplicações agrícolas pela FPT Industrial, uma marca da CNH Industrial, pioneira em soluções a gás natural há 20 anos. A motorização NEF, de 6 cilindros, desenvolve 180 hp e 740 Nm: mesma potência e torque que o equivalente a diesel. Além disso, ele possui a mesma durabilidade e intervalos de serviços, mas gerando uma redução de custos de até 30%. O tanque de combustível tem design inovador e usa uma estrutura tubular em camadas composta, o que permite um dia inteiro de autonomia - em linha com um modelo equivalente a diesel.

O motor do trator conceito movido a biometano possui o benefício adicional de uma operação mais silenciosa, com nível de ruído reduzido em até 3 dBA. Isso se traduz em uma redução de cerca de 50% no ruído, o que o torna ideal para operações na cidade, em jardins e de transporte.

Em condições reais do campo, o conceito movido a biometano produz, pelo menos, 10% menos de emissões de CO2 e reduz o total de emissões em 80% em comparação com um motor padrão a diesel. Seu desempenho ambiental melhora ainda mais quando alimentado por biometano produzido a partir de restos de colheitas e resíduos de culturas energéticas de origem agrícola, o que resulta em emissões de CO2 próximas a zero.

Trator conceito movido a biometano: elo vital do ciclo virtuoso do Energy Independent Farm

O trator conceito movido a metano cria um elo vital no ciclo virtuoso que fornece uma produção neutra de CO2, em que a Energy Independent Farm produz a energia que precisa para realizar suas operações, aquecer instalações agrícolas e fazer seus equipamentos funcionarem. O biometano como combustível sustentável é particularmente adequado a fazendas, pois elas têm as matérias-primas e o espaço para abrigar um biodigestor para produzir o gás.

O biodigestor é alimentado com culturas energéticas especificamente produzidas, resíduos animais alimentares ou de culturas. Ele pode usar o lixo coletado de fábricas de alimentos, supermercados e restaurantes, além dos materiais reunidos na fazenda. O biogás produzido no biodigestor é transferido para uma estação de refinamento, onde é transformado em metano de grau combustível para acionar os veículos e as máquinas da fazenda. O metano também pode ser usado para alimentar um gerador para produzir eletricidade, que pode ser usada na fazenda, além de ser uma fonte elétrica extra para abastecer comunidades locais. Os subprodutos da biodigestão podem ser usados como fertilizantes naturais nos campos da fazenda.

O novo conceito reinventa o design de trator

A equipe de design da CNH Industrial reinventou o estilo de trator, tomando como inspiração o design automotivo, para criar uma aparência totalmente integrada, ao mesmo tempo que acentua elementos de estilo icônicos da New Holland, como as luzes e as entradas de ar agressivas do capô. Ela também criou fortes designs da marca, como o exclusivo assento em formato de folha e luzes de “assinatura”.

A carroceria coberta é uma ilustração perfeita de uma abordagem de design totalmente integrado com o capô, para-lamas dianteiro e traseiro e o tanque de combustível, criando uma imagem fluida e elegante. A parte envidraçada fornece uma visibilidade de 360 graus – aumento de 20% em comparação com um trator padrão. O teto abaulado de vidro flutuante, que conta com um receptor totalmente integrado de Precision Land Management, fornece um design totalmente panorâmico e oferece uma visão desobstruída da carregadeira em todos os momentos, facilitando as operações, do digestor de carregamento até a alimentação pecuária.

O interior da cabine oferece um ambiente operacional organizado, com todos os controles essenciais no apoio de braço integrado e parâmetros adicionais controlados por um display interativo. O conjunto do display é fixo e se move com o volante quando este é levantado ou abaixado para acomodar o tamanho do operador, garantindo visibilidade ideal das informações em todas as posições.

O trator conceito movido a biometano da New Holland fecha o ciclo virtuoso da Energy Independent Farm: ele combina conceitos de design visionários com tecnologias avançadas, conectividade prolongada e tecnologia de motores confiável que já estão disponíveis, inovação em combustíveis para oferecer uma rápida visão de um futuro sustentável de uma agricultura eficiente e produtiva. 

Saiba mais neste link

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024