No Dia do Trigo (10/11), conheça um pouco sobre a história da associação que representa a moagem deste cereal no Brasil

A Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) representa as empresas do setor de moagem de trigo. Seus associados respondem pelo processamento de 75% do cereal no País e fabricam uma enorme variedade de farinhas para

09.11.2016 | 21:59 (UTC -3)
Mariana Ortiz

Em 2016, a entidade completou 25 anos. Ao longo deste tempo, vem trabalhando em prol dos interesses da indústria moageira, promovendo a integração da cadeia do trigo e o crescimento sustentável do setor. Atua na defesa e preservação dos interesses gerais e comuns de seus associados em relação a questões econômicas, políticas, legais e tributárias, apoiando-os em temas técnicos relacionados às atividades industriais. É, também, interlocutora junto ao governo, mídia, entidades congêneres no Brasil e em outros países, e outros públicos de relacionamento.

Num exemplo de como isso tem sido feito, a Abitrigo desenvolveu, em 2010, uma campanha institucional para promover o consumo do grão e seus derivados. A ação Trigo é Saúde destaca os benefícios do consumo do trigo e envolveu o lançamento do livro Trigo na Dieta Saudável, escrito por Marcello Delano Bronstein e Mauro Fisberg, renomados especialistas em endocrinologia e nutrição, e publicado pela Editora Abril.

A campanha envolveu outras iniciativas, como divulgação na mídia, um concurso de receitas, além do próprio site que oferece informação sobre saúde e nutrição, dicas e receitas.

Vale ressaltar a nova plataforma Glúten: Contém informação. Criada em 2016, tem como objetivo chamar a atenção para o perigo do modismo gluten-free, informando de maneira responsável sobre todas as questões que envolvem o nutriente, com conteúdos chancelados por especialistas em medicina, nutrição e nutrologia. Além do portal, a fanpage Glúten Contém Informação, reforça o engajamento e interação com os usuários da rede social.

Outra ação de destaque é o Congresso Internacional do Trigo, o maior e mais importante evento da categoria no País, promovido anualmente pela Abitrigo. O encontro congrega autoridades governamentais, especialistas e lideranças da indústria moageira e dos demais elos da cadeia do trigo, do produtor ao fabricante de alimentos derivados de trigo, buscando integrá-los em torno de ideias e soluções que promovam o desenvolvimento de todo o setor.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024