NOTÍCIAS

Nova tecnologia economiza tempo de usuário de agricultura de precisão

  • 09/09/2014 |
Um processo que levava horas para ser realizado agora já pode ser feito em alguns minutos por profissionais e usuários de Agricultura de Precisão (AP). Durante o Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão, de 14 a 17 de setembro, o público poderá conhecer em detalhes um novo sistema para agricultura de precisão, o InCeres AgSystem. Evento ocorrerá em São Pedro, interior de São Paulo, e deve reunir pesquisadores brasileiros e do exterior, além de usuários de AP.

O InCeres AgSystem é uma plataforma web para gerenciamento agrícola, baseada na agricultura de precisão, que engloba desde o manejo da fertilidade do solo e mapas de produtividade, até previsão de safra e planejamento agrícola, incluindo serviços como a aplicação de herbicida em taxa variável e imagens de satélite. São diversos módulos para diferentes fases do processo de gerenciamento da lavoura e o primeiro, de Manejo da Fertilidade, já está disponível ao mercado.

Tornar as tecnologias agrícolas acessíveis a um número maior de usuários no Brasil tem sido um desafio para os setores ligados ao agronegócio. Diante de um mercado dominado por tecnologias importadas, criou-se uma imagem de que fazer agricultura de precisão é apenas para as grandes empresas. Com ferramentas de gestão adaptadas à realidade de cada produtor, o InCeres AgSystem foi criado exatamente para quebrar alguns paradigmas e oferecer a consultores e produtores rurais uma tecnologia desenvolvida com base nas condições de solo e clima brasileiros, fácil e rápido de usar, e sem a necessidade de se ter profundos conhecimentos em geoestatística.

Em Limeira, no interior de São Paulo, a Qualiciclo, grupo de empresas do agronegócio que atende diversos produtores na região já vem colhendo os frutos do uso de um sistema “made in Brasil”. “Vamos ao nosso cliente, carregamos todos os dados na internet e interagimos de uma forma que nunca conseguimos antes. Como a resposta do sistema é muito rápida, podemos simular diversos cenários e decidir juntos qual a estratégia que trará maior retorno ao produtor em termos de produtividade e custo”, comentou Cesar Rizzollo, gestor de Máquinas e Agricultura de Precisão da Qualiciclo. Segundo Rizzollo, que está usando o Inceres para processar os dados dos seus clientes de agricultura de precisão, o sistema permite uma grande interação com o produtor rural uma vez que é simples e rápido de usar. “Nossos clientes ficam encantados quando veem que agora podemos fazer todo o processo, ao vivo e a cores, em questão de segundos”, conclui.

O InCeres AgSystem foi desenvolvido para usuários que buscam um processo mais robusto e fácil de usar e que possa ser realizado em menos tempo, sem a exigência de conhecimentos muito profundos em sistemas de informação geográfica (SIG). Muitas operações que hoje demandam muito trabalho manual por parte de produtores, empresas e consultores foram automatizadas. Através de um sistema baseado no “one click”, uma grande complexidade de conceitos de dependência espacial e geoestatística passaram a ser realizados em tempo real, com qualidade superior e mais fiel às reais condições da lavoura.

Segundo o diretor da InCeres AgSystem, Tiago Garzella, o desenvolvimento dessa plataforma agrícola buscou solucionar as principais dificuldades que o mercado vem sentindo desde a introdução da tecnologia no Brasil, facilitando o acesso e reduzindo a complexidade. “Desenvolvemos uma plataforma agrícola fácil de usar que está preparada para não apenas acumular todo tipo de dados de uma lavoura, mas também para auxiliar o usuário a identificar as informações mais importantes e utilizá-las para aumentar a eficiência do seu processo produtivo”.

Manejo da Fertilidade
O módulo de Manejo da Fertilidade abrange o ciclo completo da agricultura de precisão, da elaboração da grade amostral à produção dos mapas de recomendações. Entre suas principais funcionalidades, podemos citar:

- Sistema totalmente em português
- Centralização de dados na WEB - processamento, análise e backup
- Recursos avançados de SIG
- Tecnologia multiplataforma: Windows, Linux, UBUNTU, IOS etc. Processamento em múltiplos locais e prontamente disponível aos usuários do sistema, de acordo com a permissão de acesso de cada um
- Importação automática dos dados de laboratórios
- Identificação das amotras com códigos de barras
- Permite a criação de padrões para o processamento, por exemplo: legendas e equações de recomendações.
- Arquivos de aplicação compatíveis com qualquer tipo de trator ou controladores.
- Interpolação de dados por krigagem, co-krigagem e inverso da distância
- Geração de relatórios automatizada
- Atualizações centralizadas no servidor
- Controle de acesso e privilégios por usuário
- Rapidez no manejo e manipulação da informação.

O sistema foi desenvolvido pela APagri Consultoria Agronômica e é resultado de mais de uma década de experiência da empresa na área de agricultura de precisão. Com conhecimento de todos os softwares disponíveis no mercado brasileiro e usuária da maioria deles, a APagri decidiu desenvolver e dar vida própria a uma plataforma para gerenciamento agrícola que solucionasse os principais problemas que afetam a produtividade e a fertilidade das culturas hoje no país e tornasse a tecnologia acessível a um número maior de produtores rurais. ver mais notícias