Novas colheitadeiras da Massey Ferguson serão apresentadas na Expointer 2016

Com renovação de portfólio, marca passa a oferecer mais soluções com alta tecnologia

26.08.2016 | 20:59 (UTC -3)
Eloísa Rangel

A Massey Ferguson vem investindo fortemente nos dois últimos anos em seu portfólio de colheitadeiras. As novas máquinas fazem parte da estratégia da marca de sempre buscar e oferecer aos produtores rurais brasileiros o que existe de mais eficiente. Por isso, quem visitar o estande da Massey Ferguson durante a feira, que ocorre entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro, terá a oportunidade de conhecer a sua família completa de colheitadeiras.

Entre as novidades está a MF 5690, que compõe a linha de equipamentos da classe 4, voltada a produtores de pequenas propriedades rurais. Com um motor de seis cilindros turbo intercooler AGCO Power de 7.4 litros, a colheitadeira consegue chegar a 220 cv (2.100 rpm), e ainda, é econômica, pois em condições ideais de uso, o equipamento reduz em até 20% o consumo de combustível. Na feira, este equipamento estará em exposição com a plataforma rígida de 20 pés.

Os agricultores que visitarem o estande da marca na feira poderão avaliar ainda o desempenho da MF 6690 com Plataforma Draper de 25 pés, primeira colheitadeira com sistema híbrido fabricada na América do Sul. Desenvolvida para proporcionar o menor nível de perdas do mercado, mesmo em condições difíceis de colheita, como alta umidade, essa máquina tem capacidade para operar com altos índices de produtividade. O resultado disso é menos esforço e maior economia, com consumo de combustível por tonelada colhida até 25% menor.

Outros destaques em colheitadeiras da Massey Ferguson que estarão em exposição na Expointer são as axiais MF 9695 (classe 6) com Plataforma Draper de 35 pés, MF 9795 (classe 7) com Plataforma de Milho de 18 linhas de 45 cm de espaçamento (18L45) e MF 9895 (classe 8) com Plataforma Draper de 40 pés.

A MF 9695 é equipada com um motor de seis cilindros turbo intercooler AGCO Power de 8.4 litros, por isso, desenvolve até 380 cv em reserva, 350 cv de potência nominal e 370 cv de potência máxima. Tem taxa de descarga de grãos de 88 litros por segundo e tanque com capacidade de armazenagem de 10.570 litros, proporcionando aos agricultores eficiência operacional e produtividade ideal, numa máquina de alto desempenho e, ainda sim, econômica, pois em condições ideais de uso, a colheitadeira reduz em até 30% o consumo de combustível.

Já a MF 9795 e a MF 9895 são alimentadas por motor de sete cilindros AGCO Power com 9,8 litros. Sendo que a classe 7 chega a 410 cv de potência nominal, a 430 cv de potência máxima e a 450 cv de potência reserva. E a classe 8 tem potência nominal de 470 cv, potência máxima de 495 cv e potência reserva de 510 cv. Ambas apresentam a maior taxa de descarga de grãos do mercado (150 litros por segundo) e tanque com capacidade de armazenagem de 12.334 litros.

As colheitadeiras axiais Massey Ferguson, já são reconhecidas no campo pela qualidade dos grãos colhidos, a partir de 2017, a família de colheitadeiras axiais sairá de fábrica com o sistema de acionamento do cilindro alimentador de duas velocidades (640 rpm – 350 rpm). O sistema será responsável pela performance dos equipamentos, garantindo assim, a qualidade dos grãos e ampliando o leque de culturas e de aplicação, o que gerará muito mais receita ao produtor rural.
“As colheitadeiras axiais da Massey Ferguson foram desenvolvidas com um moderno e exclusivo sistema de arrefecimento “V-Cool", que praticamente elimina a necessidade de limpeza dos radiadores e oferece alta capacidade de resfriamento e, consequentemente, maior vida útil ao motor. Porque ele realiza a limpeza dos radiadores por ciclo hidráulico reverso mesmo durante a operação de colheita, sem paradas. Isso proporciona ao produtor rural nenhuma parada para limpeza diária, problemas de aquecimento ou entupimento da tela rotativa, comum nas colheitadeiras atuais", explica Volmir André Borghardt, coordenador de marketing do produto colheitadeira da AGCO América do Sul.
A família de colheitadeiras axiais possui um sistema de limpeza de impurezas que chama a atenção: um componente que direciona o fluxo de ar por cima das peneiras ajuda a extrair tudo aquilo que não for grão, porque a separação acontece via ar comprimido, que atua como uma cortina pneumática de separação. Este método garante maior capacidade de ventilação e limpeza, menos carga sobre as peneiras, mesmo em trilhas agressivas, e redução de perdas.

Entre os diferenciais das colheitadeiras axiais da Massey Ferguson está ainda o exclusivo projeto em H do sistema de suporte dos côncavos, que permite adequar a configuração da máquina para vários tipos de cultura com mais facilidade. Isto porque qualquer um dos 12 côncavos possa ser facilmente trocado por uma única pessoa.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024