​Novo Informe Agropecuário aborda tecnologias para produção de uva de mesa

A produção de uva para consumo in natura em diferentes regiões do Brasil e do estado de Minas Gerais é tema da nova edição da revista Informe Agropecuário Uva de mesa

27.06.2016 | 20:59 (UTC -3)
Epamig MG

A produção de uva de mesa é uma atividade bastante interessante do ponto de vista socioeconômico. Emprega uma grande quantidade de trabalhadores rurais, valoriza a mão de obra feminina, sendo muito lucrativa e, por isso, uma alternativa tanto para o pequeno produtor familiar como para empresas rurais. A produção de uva para consumo in natura em diferentes regiões do Brasil e do estado de Minas Gerais é tema da nova edição da revista Informe Agropecuário Uva de mesa.

A produção brasileira de uva de mesa foi de, aproximadamente, 717.941 toneladas em 2015. As principais áreas de produção estão localizadas nos estados do Sul e em São Paulo, onde são produzidas uvas comuns para consumo interno e, na Região Nordeste, nos estados da Bahia e Pernambuco, onde são produzidas uvas finas, para exportação. Minas Gerais destaca-se pela produção de uvas em regiões tropicais quentes, como o Norte de Minas, assim como no Sul do Estado, onde o clima é mais ameno.

Esta edição do Informe Agropecuário, coordenada pelo pesquisador da EPAMIG Rodrigo Meirelles Pimentel, disponibiliza conhecimentos sobre novas cultivares de videira para mesa, poda e manejo de cacho, doenças e pragas, sistemas de condução e cultivo de Niágara Rosada. Rodrigo é também autor de um dos artigos desta edição. "Vamos abordar várias características importantes para qualidade das uvas e conformidade com as exigências mercadológicas", explica.

Núcleo Tecnológico Uva e Vinho

Em 2005 foi criado no Campo Experimental de Caldas o Núcleo Tecnológico EPAMIG Uva e Vinho. O Núcleo possui área experimental de cultivo de uvas, laboratórios de enologia, microvinificação, análise sensorial, vinícola experimental e champanharia, além de estufas e multiplicação de mudas.

Neste Núcleo, são desenvolvidas diversas tecnologias para produção de uva de mesa e vinhos finos. Uma delas, a dupla poda da videira, desenvolvida pelo pesquisador da EPAMIG Murillo de Albuquerque, permitiu a alteração da época da colheita da videira para os meses de inverno, o que possibilitou a elaboração de vinhos finos de alta qualidade, em especial com a videira Syrah.

Mais informações:

EPAMIG- Divisão de Promoção e Distribuição da Informação Tecnológica

Telefax: (31) 3489-5002

e-mail: publicacao@epamig.br

Preço: R$15

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024