Novos leilões oferecem apoio a produtor de milho do MT

Na próxima quinta-feira (25) a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) dará continuidade ao apoio que vem prestando aos produtores de milho de Mato Grosso, com mais três leilões eletrônicos

16.05.2017 | 20:59 (UTC -3)
Conab

Na próxima quinta-feira (25) a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) dará continuidade ao apoio que vem prestando aos produtores de milho de Mato Grosso, com mais três leilões eletrônicos. O primeiro oferecerá mais 7,4 mil Contratos de Opção de Venda de Milho em grãos, a granel. Esta operação concede aos produtores a possibilidade de vender milho ao governo federal até 15 de setembro deste ano, pelo preço de R$ 17,87 a saca de 60 kg.

Na mesma data, a Conab fará um leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro), também para a venda e o escoamento de outras 500 mil t milho. Nesta operação o prêmio é adquirido pelos produtores, que deverão obrigatoriamente, comprovar a venda do milho para avicultores, suinocultores, bovinocultores, ovinocaprinocultores, piscicultores, indústrias de ração ou de alimentação humana e comerciantes. Para receberem o prêmio, além da comprovação da venda, eles também deverão escoar o produto para os destinos especificados no edital. O objetivo do prêmio é complementar o valor recebido pela venda do milho para que ele atinja o preço mínimo.

Na terceira operação do dia, será realizado mais um leilão de Prêmio de Escoamento (PEP) para 500 mil t de milho. No caso do PEP, terá direito ao prêmio o participante que comprovar a compra do milho em grãos do produtor rural ou de cooperativa na unidade da federação de plantio, no valor do preço mínimo fixado pelo governo federal, e o seu posterior escoamento para os destinos especificados no edital.

Este ano já foram realizados dois leilões de cada um desses instrumentos de apoio ao produtor de milho do Mato Grosso. Foram negociados 14,8 mil Contratos de Opção de Venda de 399,6 mil toneladas milho em grãos das safras 2016/17 e 2017. Também foi ofertado Pepro para 700 mil t de milho em grãos e foi arrematado prêmio para escoamento de 466,7 mil t. Foi oferecido, ainda, PEP para 500 mil t, com 138,6 mil t negociadas.

As operações foram autorizadas pelo Conselho Interministerial de Estoques Públicos (Ciep) no começo de abril, por meio de portarias interministeriais. Este apoio está sendo oferecido para a sustentação do preço do milho no estado e para que o excedente da produção seja escoado para os grandes centros consumidores. O objetivo é garantir que o milho seja vendido pelo menos ao seu preço mínimo no Mato Grosso, que atualmente é de R$ 16,50.

Confira abaixo os detalhes das operações:

Contrato de opção


PEP e Pepro

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024