Nufarm aposta no mercado de defensivos biológicos e apresenta bioinseticidas na Biocontrol Latam 2016

Maior evento do mercado mundial de produtos biológicos para o agronegócio acontece de 15 a 17 de novembro, no The Royal Palm Plaza Hotel

09.11.2016 | 21:59 (UTC -3)
Fernanda Campos

O Brasil sedia entre os dias 15 e 17 o principal evento do mercado mundial de defensivos agrícolas biológicos. A exposição Biocontrol Latam 2016 será realizada na cidade de Campinas, no Estado de São Paulo, com a presença de cientistas, consultores e empresas. Durante o evento, a Nufarm Brasil anuncia que pretende ampliar seus investimentos nesse setor. A companhia de origem australiana integrou recentemente a seu portfólio de defensivos agrícolas dois produtos da categoria bioinseticidas.

De acordo com dados divulgados este ano pela consultoria MarketsandMarkets, o mercado global de produtos agrícolas biológicos deverá movimentar em torno de US$ 10 bilhões e crescer à taxa média de 14,5% ao ano até 2020. Além de inseticidas, o setor abrange biopesticidas, biofertilizantes e bioestimulantes, para aplicação em cereais, sementes, oleaginosas, leguminosas, frutas, vegetais e outros itens.

Para o diretor executivo de marketing da Nufarm, Vitor Raposo, o avanço dos produtos biológicos nas lavouras mundiais agrega sustentabilidade ao manejo fitossanitário. “O uso alternado de defensivos tradicionais e biológicos prolonga a durabilidade dessas tecnologias, ao impedir, por exemplo, que insetos-pragas adquiram resistência a tais ingredientes ativos”, diz o engenheiro agrônomo.

Murilo Borges, gerente de inseticidas e fungicidas da Nufarm, acredita que os esforços globais por uma agricultura cada vez mais sustentável irão elevar rapidamente a demanda por produtos orgânicos, um cenário que segundo ele impulsionará o crescimento da empresa australiana no mercado de defensivos agrícolas biológicos.

“A meta da Nufarm é a de investir também no treinamento de equipes técnicas e distribuidores, para entregar ao agricultor, em todo o mundo, o suporte técnico adequado no manejo desses produtos inovadores”, afirma o engenheiro agrônomo.

O executivo acrescenta ainda que a Nufarm Brasil colhe bons resultados após lançar seus primeiros produtos biológicos, os inseticidas Armigen® e Xentari®. O primeiro, formulado à base de vírus HzNPV, é recomendado no controle de lagartas dos gêneros Helicoverpa e Heliothis. Já Xentari®, diz Murilo Borges, é prescrito para lagartas de diversas espécies, principalmente as do gênero Spodoptera. O produto é baseado na bactéria Bacillus thuringiensis aizawai, formada por proteínas com perfis diferenciados que contribuem tanto ao manejo de lagartas como na proteção das biotecnologias Bt inseridas nas variedades geneticamente modificadas de soja, milho e algodão.

Serviço
Biocontrol LATAM 2016 – Conference & Exibition
Datas: 15 a 17 de novembro de 2016
Local: Royal Palm Plaza Hotel – Av. Royal Palm Plaza, 277 – Campinas/SP
Outras informações: www.biocontrollatam.com

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024