Nufarm e Sumitomo debatem novas tecnologias para o agronegócio em evento na Argentina

Encontro tratará de plantas daninhas tolerantes e resistentes ao glifosato observadas nos três principais países produtores de soja, entre outros temas

07.12.2016 | 21:59 (UTC -3)
Fernanda Campos

A australiana Nufarm e a japonesaSumitomo reúnem esta semana na capital argentina um grupo de distribuidores de agroquímicos e consultores do agronegócio. O evento encerra o Programa Sumy 2016, uma iniciativa que une as duas empresas na busca de soluções de ponta para o controle de plantas daninhas. O encontro de Buenos Aires será dedicado ainda ao debate sobre a resistência de plantas daninhas ao glifosato nos três principais países produtores de soja: Estados Unidos, Brasil e Argentina.

De acordo com o gerente de herbicidas e adjuvantes da Nufarm, engenheiro agrônomo Carlos Mella, a programação do evento também inclui uma visita a áreas de lavouras argentinas, com objetivo de observar o desempenho do herbicida ZethaMaxx, da Nufarm, sobre a planta daninha de difícil controle Amaranthus palmeri. “Trata-se de uma das ervas mais danosas da agricultura americana e argentina, cuja presença também foi detectada recentemente na soja de Mato Grosso. Com ela, a perda da produção pode ultrapassar 90%”, resume Mella.

De acordo com o diretor executivo da Nufarm, Vitor Raposo, outro ponto alto da programação de Buenos Aires será a divulgação dos melhores campos demonstrativos montados na safra 2015-16, por distribuidores e consultores da Nufarm e da Sumitomo. Nessas áreas, acrescenta o executivo, foram pesquisadas diversas estratégias de manejo de plantas daninhas pelo uso dos herbicidas Sumyzin® e ZethaMaxx, sendo o primeiro desenvolvido pela Sumitomo e distribuído pela Nufarm.

“Juntas, Nufarm e Sumitomo deram recentemente passos importantes no desenvolvimento de tecnologias de ponta para ervas de difícil controle, nas principais culturas agrícolas. Essa parceria está ancorada na inovação e também em novas ferramentas de acesso a mercados”, celebra Raposo.

Segundo o diretor de vendas para a América Latina da Sumitomo Chemical, José Luís Luporini, a parceria entre as duas empresas se solidificou no período 2015-16, sobretudo no tocante à distribuição de produtos e à capacitação de equipes de vendas. “A Sumitomo deverá aumentar o número de produtos distribuídos pela Nufarm nos próximos períodos, e também prosseguiremos juntos com o Programa Sumy, para ampliar o acesso do agricultor brasileiro a tecnologias de última geração”, assinala o executivo.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024