Oficinas ambientais reúnem mais de 150 agricultores

Módulo faz parte de programação para produtores aderirem ao Soja Plus

29.11.2017 | 21:59 (UTC -3)
Ascom Aprosoja

As oficinas ambientais realizadas pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), no mês de novembro, reuniram 158 agricultores, em cinco municípios. Segunda edição deste ano, o módulo ambiental faz parte da programação de cursos que os produtores rurais devem fazer para aderir ao Soja Plus.

 Desenvolvido em 2011 pela Aprosoja e Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o Soja Plus visa uma melhor gestão de propriedades rurais, com foco nas legislações ambiental, trabalhista e social, além do cumprimento de Normas Regulamentadoras (NR’s). 
 
Neste segundo módulo, os principais temas foram a adesão ao programa, projeto piloto do Soja Plus com a Iniciativa para Comércio Sustentável (IDH), o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Simcar), Programa de Regularização Ambiental (PRA) e as principais mudanças para o trabalhador rural com a Reforma Trabalhista. Os conteúdos foram ministrados pela assessora socioambiental da Aprosoja, Marlene Lima, a analista de Pesquisa e Gestão de Propriedades, Jéssica Marques, e o advogado Leonardo Bressane.
 
O grupo esteve em Cláudia, Sinop, Tapurah, Sorriso e Nova Mutum. “A novidade desta edição foi o atendimento posterior às oficinas para tirar dúvidas dos agricultores. Eles puderam ir aos sindicatos rurais no dia seguinte ao curso para sanar suas dúvidas de forma individual. As principais foram sobre as normativas referentes as construções rurais, regras para atualização do Simcar, georreferenciamento das Áreas de Preservação Permanente Degradadas (APPD’s) e alterações da Reforma Trabalhista, que afetam o meio rural.  Além disso houveram alguns produtores que adeririam ao projeto piloto com a IDH”, explica Jéssica Marques. 
 
Mais oficinas – As oficinas ambientais do Soja Plus serão, ainda neste ano, programadas pela equipe de Pesquisa e Gestão de Propriedades para 2018. No próximo ano o objetivo é atender municípios que não foram atendidos neste ano. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024