Onda de frio compromete lavoura de Feijão no Paraná

Sul do Estado foi a área mais atingida com estimativa de queda na colheita

28.04.2017 | 20:59 (UTC -3)
Assessoria Ibrafe

A queda excessiva na temperatura na madrugada da última quinta-feira (27.04) provocou geada em algumas partes do Sul do estado do Paraná e pegou muitos produtores de Feijão-preto de surpresa. As áreas mais atingidas foram as de baixada e boa parte da produção está comprometida. As temperaturas chegaram abaixo de dois graus negativos no Sudoeste do Estado.

Na região de Castro não chegou a ocorrer geada, mas a onda de frio significa queda na produtividade, já que a temperatura ideal para o plantio de Feijão é entre 18°C e 20°C. Os baixos registros nos termômetros comprometem o desenvolvimento da planta e podem gerar grãos miúdos, aumentar o ciclo e dificultar a secagem.

“Ainda é cedo para contabilizar os prejuízos, precisamos de dois a cinco dias para ver como a lavoura vai reagir. Mas, é certo que a supersafra aguardada para o estado do Paraná está comprometida”, informou o produtor da região de Castro, Eduardo Medeiros.

O diretor técnico da Cooperativa de Bom Jesus, Severino Jacomel, acredita que, além de comprometer a quantidade da produção em torno de 15% a 20 %, a geada vai afetar ainda a qualidade dos grãos.

“Vamos acompanhar o desenvolvimento já esperando que haja afetação na qualidade dos grãos”, afirmou.

Esse ano, o plantio do Feijão foi atrasado em algumas localidades por causa do alongamento do clico milho. Os agricultores foram pegos desprevenidos porque não havia incidência de geada no mês de abril nos últimos cinco anos. O Instituto Brasileiro do Feijão & Pulses (Ibrafe) está acompanhando de perto a situação e dando suporte aos envolvidos na cadeia produtiva.

“Esta geada tem potencial para alterar o volume a ser colhido e, consequentemente, de preço a ser praticado. Em outros anos com o mesmo fenômeno, houveram perdas consideráveis. Lamentamos profundamente que nossos produtores tenham que, em meio a maior crise da historia econômica e política, enfrentar mais este prejuízo. Isto poderá significar também que os consumidores poderão ver nas gondôlas o efeito nos preços”, destacou o presidente do conselho do Ibrafe Marcelo Eduardo Lüders.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024