Opções de forrageiras e qualidade de sementes são destaques da Embrapa Pecuária Sul na Expoagro Afubra

A Embrapa Pecuária Sul participa da Expoagro Afubra 2016 apresentando alternativas para o aumento da produtividade na pecuária da região Sul.

21.03.2016 | 20:59 (UTC -3)
Fernando Goss

Nesse ano, o centro de pesquisa mostra ao público opções de cultivares de leguminosas e gramíneas, desenvolvidas pela Embrapa e que já estão disponíveis para o produtor. Durante a feira serão apresentadas ainda recomendações sobre o uso de sementes de qualidade de forrageiras, o que contribui para uma boa implantação de pastagens e o aumento da produtividade. A Expoagro está sendo realizada entre os dias 21 a 23, no município de Rio Pardo (RS).

Lançadas recentemente, as três novas cultivares de leguminosas forrageiras são recomendadas para formação de pastagens cultivadas consorciadas e para sobressemeadura em pastagens naturais na região sul do Brasil. As três cultivares foram desenvolvidas a partir de um convênio firmado entre a Embrapa, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e a Associação Sul-brasileira para o Fomento de Pesquisa em Forrageiras (Sulpasto).

Uma das cultivares que serão apresentadas é a BRS URS Entrevero de trevo-branco. A cultivar é recomendada para sobressemeadura em campos naturais e consórcios com gramíneas forrageiras de inverno em áreas mais baixas, planas e com bom teor de umidade. Já a cultivar URS BRS Posteiro de cornichão é recomendada para sobressemeadura em campos naturais e consórcios com gramíneas forrageiras de inverno em áreas mais altas e bem drenadas de toda a região sul do Brasil. A terceira cultivar, BRS Piquete de trevo-vesiculoso, também é recomendada para áreas mais altas e bem drenadas e por ser anual, pode ser mais facilmente utilizada para compor sistemas de integração lavoura-pecuária.

Também durante a feira, os visitantes poderão conhecer mais detalhes da cultivar BRS Estribo de capim-sudão. A cultivar da gramínea foi lançada comercialmente há três anos, está tendo boa aceitação no mercado e é uma nova opção de forrageira de verão para os pecuaristas da região Sul. Em experimentos realizados na Embrapa Pecuária Sul, os resultados com animais mostram que esta planta forrageira pode ser utilizada sob pastejo rotacionado e pastejo contínuo, sendo possível alcançar bons índices em termos de produção animal, quando bem manejada.

Qualidade de sementes – Para um bom estabelecimento de pastagens é necessária a utilização de sementes de qualidade, certificadas e com procedência genética comprovada. O pesquisador Gustavo Martins da Silva explica que a qualidade da semente é definida por um conjunto de parâmetros genéticos, físicos, fisiológicos e sanitários. Esses quatro atributos devem garantir que o lote de sementes que será comercializado seja capaz de originar um cultivo uniforme, constituído de plantas vigorosas e representativas da cultivar e livre de plantas invasoras ou indesejáveis. Durante a Expoagro Afubra, o pesquisador apresenta os resultados do plantio de sementes de alta e de menor qualidade.

Na feira, os visitantes poderão conhecer parcelas plantadas com as cultivares do capim-sudão, cornichão e trevo-branco. O analista da Embrapa Marco Antônio Karan Lucas está à disposição dos produtores para tirar dúvidas sobre o manejo das forrageiras e também as características nutricionais. Também há uma parcela cultivada consorciada entre trevo-branco e capim-sudão, uma opção que alia duas espécies com teores de proteína e energia diferenciados.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024