NOTÍCIAS

Oriente Médio foca nos grãos de Mato Grosso

  • 19/02/2016 |
  • Ascom Aprosoja

Foto: Divulgação

O Oriente Médio é uma região importante para o agronegócio mato-grossense. As exportações para este mercado estão aumentando gradualmente. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o milho respondeu por 28% de todas exportações de Mato Grosso em 2015, e a soja, por 5% do total. Em volume, as duas culturas são equivalentes: 14,4 milhões de toneladas de milho e 14,5 milhões de toneladas de soja.

“Estes países estão investindo na indústria de carnes e, para isso, precisam dos nossos grãos para a alimentação animal. É um grande mercado para Mato Grosso”, diz Endrigo Dalcin, presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja). Ele participou do Fórum Global para Inovações na Agricultura, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Em visita paralela ao evento, a comitiva liderada pelo governador Pedro Taques visitou a BRF (Brasil Foods) e verificou como é feito o processamento das carnes de frango e gado. A indústria está instalada no emirado desde 2014. A empresa brasileira, maior exportadora global de carne de frango, anunciou no ano passado que vai investir R$ 1,1 bilhão para ampliar as operações em cinco municípios de Mato Grosso que também exportam para o Oriente Médio.

Também ocorreu reunião com responsáveis da Fundação Clinton e do Instituto Pro-Natura, quando o governador Taques apresentou as potencialidades do Estado e consolidou investimentos para o Pantanal e para a agricultura de Mato Grosso. Houve ainda um almoço promovido pelo governo estadual para empresários e políticos de Abu Dhabi. Neste momento, Dalcin conversou com o presidente da Federação Europeia dos Fabricantes de Ração (Fefac), Ruud Tijssens.

A aproximação com os países do Oriente Médio não está restrita à viagem a Abu Dhabi. No início de fevereiro, Endrigo Dalcin visitou a embaixada do Irã em Brasília e saiu do encontro com uma agenda para março, quando uma comitiva de empresários iranianos virá a Mato Grosso para ampliar as negociações comerciais.

ver mais notícias