Painel da FAO aponta diretrizes para o manejo sustentável dos solos

O principal resultado do encontro foi a finalização do documento "Diretrizes voluntárias para o manejo sustentável dos solos"

30.03.2016 | 20:59 (UTC -3)
Carlos Dias

O Painel Técnico Intergovernamental de Solos (ITPS, da sigla em inglês) coordenado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), como parte da Aliança Mundial para o Solo (AMS), fez sua quinta reunião, na sede da FAO, em Roma (Itália), entre os dias 14 e 18 de março. O principal resultado do encontro foi a finalização do documento "Diretrizes voluntárias para o manejo sustentável dos solos".

"Esse documento em sua versão zero, esteve disponível para contribuições e consultas online na página da FAO", conta a pesquisadora da Embrapa Solos Maria de Lourdes Mendonça, que representa o Brasil e a América Latina e o Caribe no ITPS. "Agora, durante o evento, o ITPS forneceu dados científicos e técnicos essenciais para a conclusão do texto".

O próximo passo será a análise do documento preparado pelo ITPS, por um grupo de trabalho aberto, composto por representantes dos países membros da FAO, instituições de pesquisa públicas e privadas e sociedade civil, para a apuração dos elementos políticos mais relevantes dessas diretrizes, a fim de facilitar o processo de aprovação do texto pela Assembleia geral da AMS, em maio.

"O documento não tem caráter normativo, mas apresenta as principais orientações do que pode ser feito para o manejo sustentável, uso e conservação do solo", ressalta Lourdes. Além das "diretrizes", o ITPS lançou recentemente a revisão da nova Carta Mundial de Solos e o Relatório sobre o estado da arte do solo no mundo (SWSRR).

Outro ponto importante do encontro em Roma foi a interação entre o ITPS e alguns painéis científicos da ONU, tais como o de desertificação, o de biodiversidade e o de mudanças climáticas (IPCC). Está programado, para o começo de 2017, um Workshop entre o ITPS e o IPCC a fim de incluir de forma mais direta, o solo e seus indicadores nas questões de mudanças climáticas, em alinhamento com a última Convenção do Clima, em Paris, onde ficou evidenciado o papel da Agricultura como próximo foco para os países trabalharem a redução de suas emissões.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024