Parceria com setor privado contribui para pesquisas em ILPF no NE

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (16) a assinatura de contrato de cessão de animais em comodato entre a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) e a fazenda Santa Maria

19.01.2017 | 21:59 (UTC -3)
Ivan Brscan e Saulo Coelho

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (16) a assinatura de contrato de cessão de animais em comodato entre a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) e a fazenda Santa Maria, situada no município de Nossa Senhora de Dores, no Médio Sertão Sergipano.

Assinaram o termo a produtora rural Jane Hagenback, proprietária da fazenda, e o chefe-geral da Unidade, Manoel Moacir Macedo. O contrato define a cessão de 50 bois da raça nelore para serem usados em pesquisas com o sistema Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF), linha de pesquisa de abrangência nacional considerada prioritária pela Embrapa.

O termo prevê que os animais serão utilizados em estudos na estação experimental de Nossa Senhora das Dores e devem permanecer por 12 meses, podendo o prazo ser prorrogado havendo interesse das partes. Além de auxiliar na determinação de parâmetros técnicos para os sistemas de produção em ILPF, como a quantidade máxima sustentável de animais por área, a presença do rebanho completará a implementação de uma unidade de referência tecnológica na estação para visitas e treinamentos com assistentes e produtores.

De acordo com o pesquisador José Henrique de Albuquerque Rangel, da Embrapa Tabuleiros Costeiros, que coordena pesquisas e ações de transferência de tecnologias em ILPF na região Nordeste, os animais serão observados em pesquisas de integração da pecuária com a leguminosa gliricídia consorciada com capim braquiária. Outras combinações com braquiária também serão testadas, como a leguminosa acácia, uma árvore que além de oferecer conforto térmico aos animais pode garantir renda suplementar ao produtor.

Como a figura jurídica é a cessão em comodato e não venda, não há contrapartidas financeiras envolvidas no acordo. Os ganhos principais são coletivos – o avanço do conhecimento em ILPF para o Nordeste, com possibilidade de disseminar soluções tecnológicas sustentáveis entre os produtores da região.

O engenheiro-agrônomo Flávio Ricardo Andrade Almeida, gerente da fazenda Santa Maria presente na assinatura do contrato, disse que já está implantando sistema ILPF de milheto e milho com capim na propriedade, e espera que a área se torne uma vitrine tecnológica de forma a difundir a tecnologia a outros produtores da região.

Manoel Moacir Macedo ressaltou que o contrato envolvendo cessão de animais de produção para pesquisas é inédito na Unidade e abre novas perspectivas de pesquisa em parceria com o setor produtivo, especialmente num momento de restrições de recursos para os órgãos públicos. "É uma iniciativa inovadora e que traz boas perspectivas para a pesquisa, gerando resultados com maior rapidez e acessibilidade aos produtores", declarou.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024