Parceria entre Sistema Farsul e Bayer promove informação e proteção para quem está no campo

Programa Campo e Saúde realiza treinamentos sobre primeiros socorros para trabalhadores rurais do Rio Grande do Sul

29.09.2016 | 20:59 (UTC -3)
Rogério Souza

O Sistema Farsul-RS, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado (SENAR-RS), em parceria com a Bayer, realiza o projeto Campo e Saúde, pelo segundo ano consecutivo. Nessa nova fase, está sendo promovida uma série de treinamentos de primeiros socorros com foco em acidentes que podem ocorrer no campo. O programa prevê atender cerca de 5 mil trabalhadores rurais, em vários municípios do Rio Grande do Sul.

Os temas estão sendo abordados em palestras com duração de 2 a 3 horas, pelo SENAR-RS, em que são explicados os procedimentos corretos em caso de acidentes como intoxicação por produtos químicos, picadas de cobra ou outro animal peçonhento e ferimentos com ferramentas de trabalho ou torções e queda, sempre com foco na saúde do trabalho a céu aberto.

Essa é a segunda parceria do SENAR-RS com a Bayer, visando à saúde do trabalhador rural. Entre maio de 2015 e maio de 2016, foram promovidas 348 palestras em 99 municípios gaúchos, atendendo 10.859 produtores, trabalhadores rurais e seus familiares. O tema abordado foi o uso seguro e adequado de defensivos agrícolas e a exposição ao sol.

Na avaliação do superintendente do Sistema Farsul Gilmar Tietböhl, “o trabalho e o viver no campo exigem cuidados especiais com a saúde. Ao disseminar informações capazes de garantir a segurança dos agricultores, a parceria entre a Bayer e o Sistema Farsul, através do Senar/RS, contribui para melhorar a qualidade de vida no meio rural gaúcho”.

O roteiro de atendimento do projeto Campo e Saúde será definido pelo SENAR-RS, a partir de pedidos de sindicatos de produtores e trabalhadores rurais de todo o Estado. Profissionais da área da Saúde foram capacitados pela instituição e serão responsáveis por ministrar as palestras de julho a dezembro de 2016. O SENAR-RS tem o compromisso de transmitir informações relevantes e de forma gratuita a produtores e agricultores gaúchos.

Segundo Adriana Ricci, gerente de Stewardship da Bayer, essa parceria vem ao encontro dos ideais da empresa, que tem uma preocupação constante com o bem estar e a saúde dos trabalhadores rurais. “Esse trabalho é muito importante, pois o SENAR-RS dá capilaridade aos nossos treinamentos e, nesta parceria, conseguimos ampliar cada vez mais o número de pessoas atingidas com a informação.”

A atividade agrícola é uma tarefa que demanda muita atenção e cuidados com uso correto e seguro dos equipamentos no campo. “Sabemos que os fatores potenciais de risco são os mais diversos: falta de conhecimento, de atenção e de consciência sobre o perigo, hábitos, métodos equivocados de trabalho, o uso de equipamentos tecnicamente inadequados, entre outros. Assim, acreditamos que, por meio desta parceria, vamos contribuir para o entendimento do risco envolvido no dia a dia do trabalhador rural, além de alertarmos e conscientizarmos sobre a importância do uso do EPI (equipamento de proteção individual) para prevenção de acidentes”, conclui Adriana.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024