Pepro para trigo gaúcho é 100% negociado

O Pepro foi ofertado também nos estados de Paraná e Santa Catarina

19.01.2017 | 21:59 (UTC -3)
Conab

Foi cem por cento negociado o apoio ao escoamento de 100 mil toneladas de trigo do Rio Grande do Sul, ofertado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta quarta-feira (18), por meio de leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro).

O Pepro foi ofertado também nos estados de Paraná e Santa Catarina. No Paraná, o arremate do prêmio saiu para 11,8 mil das 30 mil toneladas de trigo ofertadas, enquanto que em Santa Catarina foi oferecido apoio ao escoamento de 7,5 mil toneladas do produto e negociado 1,1 mil t.

Já o leilão do Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) ofertou apoio a 52,5 mil toneladas do trigo da classe Pão/Melhorador para os três estados. No RS, foi negociado apoio para 29,6 mil das 30 mil ofertadas. No Paraná, o arremate é de apoio para 12 mil t das 15 mil t disponíveis, enquanto que em Santa Catarina é 7,5 mil t, mas não houve interessados.

As operações tiveram início em dezembro, por demanda dos produtores de trigo da região Sul. Este ano já foram realizados dois leilões de Pepro e dois de PEP e novas ofertas estão previstas para as próximas semanas.

No Pepro, a subvenção refere-se ao valor que o governo federal paga ao arrematante (produtor rural ou sua cooperativa), desde que ele comprove a venda e o escoamento do produto de acordo com o que está determinado em edital. Já no PEP, a subvenção é concedida às indústrias que adquirirem o trigo pelo preço mínimo fixado pelo governo federal. Para receber o prêmio, também é preciso comprovar o escoamento do grão conforme estabelecido no edital.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024