Perspectivas do mercado de soja em debate

Dados estatísticos foram apresentados, com destaque a elevação de demanda de soja pelo mercado asiático, que deve superar 47 milhões de toneladas na próxima década

08.12.2015 | 21:59 (UTC -3)
Eunice Maria Bier Kerkhoff

A 21ª Fenasoja realizou na tarde da última segunda-feira (7/12), debate sobre as perspectivas do mercado da soja, com o palestrante Antonio da Luz, Economista-Chefe do sistema FARSUL e mestre em economia da UFRGS, contando com significativa presença de produtores e profissionais do agronegócio.

Durante a palestra, pode-se traçar um panorama entre países desenvolvidos como os EUA e demais países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, frisando os desafios enfrentados pelos produtores locais, como a falta de estrutura logística e a robustez tributária que põe em jogo a rentabilidade dentro da porteira. Da luz relatou a necessidade de criação de uma visão de médio e longo prazo no meio rural, aliado ao aperfeiçoamento de gestão na propriedade, como prova de promoção da sustentabilidade econômica.

Dados estatísticos foram apresentados, com destaque a elevação de demanda de soja pelo mercado asiático, que deve superar 47 milhões de toneladas na próxima década, e um incremento de 4% na produção de soja no Brasil somente para o próximo ano, mantendo a posição de maior exportador mundial da oleaginosa, associado a uma elevação de 12% no volume exportado. Desenha-se atualmente como principal desafio ao produtor, suportar um aumento de 21% nos custos de produção, puxado principalmente pelo aumento dos fertilizantes, energia elétrica e juros de custeio, em um ano de instabilidade econômico-política e de incertezas no câmbio.

O presidente da feira, Gerson Lauerman e Roberto Racho, presidente da Exporural, ressaltaram que o evento é mais um serviço oferecido pela Fenasoja a comunidade, e que têm a intenção de facilitar e promover o desenvolvimento regional.

A 21ª Fenasoja ocorre de 29 de abril a 8 de maio, no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, Berço Nacional da Soja.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024