NOTÍCIAS

Pesquisador da Fundação Chapadão palestra no Triângulo Mineiro

  • 09/10/2015 |
  • André Piesanti
A empresa Syngenta em parceria com seus representantes comerciais da região do triângulo mineiro compreendendo os municípios de Iraí, Ibiá, Uberaba, Pirajuba e Uberlândia, nos dias 06 a 08 de outubro, convidou o pesquisador Edson Borges da Fundação Chapadão para proferir palestras aos produtores e consultores sobre o manejo das doenças que atacam a cultura da soja, entre elas a Ferrugem asiática, Oidio, Mildio, Mancha alvo, Septória, Cercóspora e Antracnose foram cerca de 200 produtores rurais e consultores que assistiram as apresentações, versando sobre o manejo destas doenças, consideradas as principais que atacam a cultura da soja. Edson, além de mostrar as técnicas de manejo para o controle de cada doença em específico, mostrou ainda a curva de progresso destas doenças nas lavouras e momento ideal para intervenção com produtos efetivos ao controle de cada enfermidade.

O produtor deve ficar de olho nas lavouras e nas as condições do clima, pois em anos da ocorrência do fenômeno El-niño, algumas doenças tendem a aparecer mais cedo, isto, decorrência das chuvas que ocorreram no inverno o que certamente permitiu a propagação de algumas destas doenças em soja tiguera ou em plantas hospedeiras.

E algumas doenças tendo sua ocorrência mais cedo, seus danos podem se agravar. Assim o “olho do dono é que engorda o boi”, acrescenta Borges, e recomenda todos ficarem de olho para fazerem aplicações mais assertivas. O pesquisador sugere aos produtores ficarem atentos quanto a ocorrência de ferrugem em todas as regiões do Brasil, através do site www.consocioantiferrugem.com.br e não deixem de olhar para onde as correntes de vento tão levando os esporos desta doença. ver mais notícias