​Pesquisadora da Epagri vence Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura

Janaína Pereira dos Santos, pesquisadora da Epagri na Estação Experimental de Caçador, é a vencedora do Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura 2016 na categoria Doutor

25.10.2016 | 21:59 (UTC -3)
Gisele Dias

Janaína Pereira dos Santos, pesquisadora da Epagri na Estação Experimental de Caçador, é a vencedora do Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura 2016 na categoria Doutor. O prêmio é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) para destacar os melhores trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado desenvolvidos em instituições brasileiras e do exterior.

A vencedora inscreveu o artigo “Suscetibilidade de genótipos de macieira a Anastrepha fraterculus (Diptera: Tephritidae) em diferentes condições de infestação", resultado de sua tese de doutorado defendida na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa avalia a suscetibilidade da macieira à mosca-das-frutas, que é a principal praga que ataca as frutíferas tropicais e de clima temperado. “Trabalho com a mosca-das-frutas há 12 anos na Epagri, me especializei nisso, então são 12 anos de trabalho reconhecido, de todo o esforço de laboratório, de campo e de doutorado", comemora.

A etapa final do prêmio ocorreu no XXIV Congresso Brasileiro de Fruticultura, realizado em São Luís (MA) na última semana, quando os cinco finalistas defenderam seus trabalhos diante de uma Comissão Científica Julgadora. Os artigos foram avaliados com base em critérios como relevância do tema, originalidade, inovação, fundamentação teórica, adequação da metodologia, qualidade dos resultados, importância para a fruticultura brasileira e mérito científico.

Janaína recebeu, como premiação, um certificado de Menção Honrosa, um ano de anuidade da SBF e uma máquina fotográfica profissional. A vencedora é engenheira-agrônoma formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2001) e tem mestrado (2005) e doutorado (2013) em Fitotecnia/Entomologia pela UFRGS. Desde 2004, atua como pesquisadora na Epagri.

Além de Janaína, o pesquisador Henrique Belmonte Petry, da Estação Experimental da Epagri de Urussanga, integrou a lista de finalistas com o trabalho “Root distribution of peach rootstocks affected by soil compaction and acidity". Todos os finalistas receberam certificado de menção honrosa e um ano de anuidade da SBF.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024