Pesquisadora do Instituto Phytus recebe premio Top Ciência em Fitopatologia

Trabalho foi realizado em colaboração com os pesquisadores Paulo Sérgio Santos, Simone Minuzzi e Monica Debortoli

22.08.2017 | 20:59 (UTC -3)
Relacionamento Phytus

A pesquisadora da área de Microbiologia e Proteção de Sementes do Instituto Phytus, Caroline Gulart, recebeu o último dia 16, o prêmio Top Ciência, na categoria Fitopatologia, pelo seu trabalho “Associação de Standak Top, BU 1814, Integral II com óleo de orégano e Florite 2000 para controle de Rhizoctonia solani em soja". O trabalho foi realizado em colaboração com os também pesquisadores Phytus Paulo Sérgio Santos, e Simone Minuzzi e Monica Debortoli. As análises enzimáticas foram realizadas em parceria com o laboratório de Bioquímica e Biologia molecular, coordenado pelo professor Félix Soares, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com testes de produtos biológicos para o tratamento de sementes.

"É importante salientar que o nosso trabalho mostrou que a associação de produtos biológicos (Bacillus spp.) no tratamento de sementes demonstrou resultados semelhantes ou superiores aos encontrados com a utilização de outros fungicidas para controle de Rhizoctonia solani em soja. Além disso, foram combinados óleo de orégano e polímeros, visando potencializar o efeito destes produtos biológicos", avaliou Caroline. O prêmio será uma viagem para Alemanha, em outubro deste ano, para conhecer a sede da Basf e pontos turísticos da região.

Esta é a segunda vez que a pesquisadora recebe o prêmio Top Ciência. O evento é promovido pela Basf e incentiva o conceito de cocriação e inovação aberta, fomentando o desenvolvimento de projetos de pesquisa em parceria com instituições de pesquisa e especialistas.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024