​Ponta Grossa recebe mostra fotográfica da agricultura na América do Sul

Exposição do Prêmio New Holland de Fotojornalismo com 32 imagens está na Estação Arte; público também terá ferramenta de áudio-descrição

21.06.2017 | 20:59 (UTC -3)
Luis Fernando Duarte

Após passar pelo Aeroporto Internacional de Curitiba Afonso Pena, a exposição do 12º Prêmio New Holland de Fotojornalista chega a Ponta Grossa, município que é destaque nacional em produção agrícola e agroindustrialização. A exposição gratuita terá início na próxima quinta-feira (22/06) na Estação Arte, no centro da cidade com uma novidade, a áudio-descrição para cegos, mas que também pode ser usada por pessoas com visão como instrumento de sensibilização para a arte.

Em 2017 a Exposição Itinerante vai percorrer outras regiões do Brasil e da Argentina, apresentando as várias faces da agricultura no continente sul-americano.

A grande vencedora desta edição foi a foto “O agricultor observa o céu de geada”, do brasileiro Sérgio Ranalli, na categoria “Profissionais”. Ainda foram premiados o também brasileiro Flávio Benedito Conceição, com a fotografia “Raios de sol sobre o trigo”, vencedor na categoria “Aficionados”; o repórter fotográfico argentino Alberto Alejandro Elias, vencedor na categoria “Máquinas - Profissionais”, com a imagem “Poder”, e Verkuyl Victor Marcelo, também da Argentina, na categoria “Máquinas - Aficionados”, com a foto “Cuando el sol pierde su bravura”.

Os jurados da 12ª edição do concurso escolheram outras 28 imagens entre as 1.592 inscritas para formar a exposição. Seus autores são Marcio Machado, Luis Tadeu Vilani, Marcos Ribolli, Michael de França Dantas, Daniel Marenco, Fabiano Machado do Amaral, Adriano de Ávila, Mastrangelo de Paula Reino, Fernando Kluwe Dias, Gustavo Castro, Cristiano Buttner, Luis Eduardo Castro, Romeiro de Castro, Álvaro Almeida e Ricardo Chicarelli (Brasil); Aldo Raul Zanetti, Mauricio Oscar, Adrian Simensen e Oscar Dechiara (Argentina); Filiberto Pinzon e Cesar David (Colômbia); Ruben Giménez (Uruguai).

Criado em 2003, o Prêmio New Holland de Fotojornalismo é hoje um dos principais da América do Sul nessa categoria. No período foram inscritas cerca de 21 mil imagens e realizadas 190 exposições em 105 cidades de cinco países, para um público de aproximadamente 500 mil pessoas.

Além da exposição, será feito um workshop em Ponta Grossa com um profissional fotográfico experiente para discutir a arte e o seu contexto contemporâneo. A data e o local do workshop ainda serão definidos.

Áudio-descrição

Pela primeira vez na história do Prêmio New Holland de Fotojornalismo, o público terá acesso à ferramenta de áudio-descrição. A novidade atende tanto para pessoas portadoras de necessidade especial quanto para as que enxergam, que vão poder percorrer as imagens com os olhos vendados e, depois, caminhar pela exposição sem as vendas.

A iniciativa, desenvolvida pela Fundação de Cultura de Ponta Grossa, busca democratizar a arte fotográfica a todos os interessados. A ideia é que cada detalhe das imagens seja visto e, ainda, sentido pelos visitantes. Cada visita pode ser realizada com até cinco participantes, caso contrário, para a participação de entidades e/ou escolas com número superior a cinco integrantes devem ser realizados agendamentos prévios no telefone (42) 3223-3219.

A áudio-descrição é a tradução da linguagem visual em linguagem verbal e a legislação brasileira define a ferramenta como “uma narração descritiva em áudio para ampliação do entendimento, de imagens estáticas ou dinâmicas, textos e origem de sons, despercebidos ou incompreensíveis especialmente sem o uso da visão”.

Serviço
Exposição do 12º Prêmio New Holland Fotojornalismo
Local: Estação Arte, Setor de Artes Visuais, Fundação de Cultura de Ponta Grossa
Rua Benjamin Constant, 404, Centro
Horário: 9h às 11h e 13h30 às 17h (segunda a sábado)
Telefone: (42) 3901-1209
Data: 22/06 a 18/07
Entrada Gratuita


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024