NOTÍCIAS

Especial Expodireto: Por solos férteis, cultivamos conhecimento

Foto: Alessandra Pasinato/Arquivo UPF Estande institucional receberá visitantes durante a feira

O desenvolvimento de pesquisas tecnológicas e a tradição no ensino de ciências agrárias consolidam ainda mais a Universidade de Passo Fundo (UPF) como instituição de ensino superior preocupada com a comunidade na qual se insere. A forte ligação com o agronegócio, um dos principais setores da economia da região onde a Universidade está inserida, motivam a UPF a estar sempre próxima dos produtores, disponibilizando produtos, serviços e pesquisas que contribuem com o desenvolvimento da produção agrícola. Com o tema “Por solos férteis, cultivamos conhecimento”, a UPF estará presente na Expodireto Cotrijal 2016, uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro, com alcance internacional. O evento acontece de 7 a 11 de março, em Não-Me-Toque.

No estande institucional da UPF, estarão disponíveis informações sobre diferentes cursos de graduação e pós-graduação, serviços, setores e laboratórios, em uma área superior a 1,2 mil metros quadrados. Entre os setores representados na Feira, estarão o Centro de Pesquisa em Alimentação (Cepa), o Centro de Extensão e Pesquisa Agropecuária (Cepagro), o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (Coaju), o Hospital Veterinário, o Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar) e o Serpentário, além dos laboratórios de Solos, Biotecnologia e Sementes.

Palestras e aulas práticas
Nos dias 8, 9 e 10 de março, à tarde, haverá explanação sobre qualidade do leite. Também, no dia 9 de março, haverá palestra sobre produção de plantas transgênicas e o desenvolvimento de novos produtos tecnológicos para resistência a insetos pragas de milho.

Integrando os acadêmicos ao universo Expodireto e aos setores que se fazem presente na feira, o estande da UPF terá dois momentos de troca de experiências com os acadêmicos do curso de Agronomia. Na terça-feira, dia 8 de março, haverá uma aula prática sobre ovinocultura, e, na quarta-feira, dia 9 de março, uma sobre apicultura. As aulas serão ministradas pelo professor Hélio Rocha, a partir das 10h.

Serviços
Os visitantes podem conferir informações sobre o MBA em Agrofinanças, voltado para profissionais ligados ao agronegócio e ao setor financeiro. Além disso, o Coaju terá exposição de amostras das águas dos rios e demonstrará situações de erosão do solo.

O Cepagro apresentará os setores de piscicultura, ovinocultura e apicultura, demonstrando os serviços oferecidos. O Hospital Veterinário prestará informações sobre funcionamento, estrutura, atendimento e sobre os principais exames e laudos realizados.

Também, o Cepa divulgará os serviços prestados pelos 11 laboratórios da unidade, dentre eles o Serviço de Análises de Rebanhos Leiteiros (Sarle). O Laboratório de Físico-Químico apresentará amostras com ensaios de adulteração de leite, demonstrando questões relacionadas à fraude no setor e repassando orientações sobre o tema. O Laboratório de Nutrição Animal exibirá amostras de materiais de silagem, forragem, grãos, farelo e rações.

O Muzar apresenta a exposição “Fauna e Flora em perigo”, exibindo as ameaças existentes à biodiversidade regional de plantas e animais, as categorias de risco de extinção e as ações necessárias para conservação e a importância da preservação dessas espécies. A exposição será complementada com espécimes taxidermizadas de animais que estão na Lista da Fauna Silvestre Ameaçados de Extinção do Rio Grande do Sul.

Além disso, uma estrutura especialmente montada para a feira receberá o Serpentário, onde serão repassadas informações sobre a importância da preservação de serpentes. Estarão expostas espécies peçonhentas e não peçonhentas e os visitantes poderão receber esclarecimentos sobre as diferenças entre cada uma delas e orientações quanto à prevenção de acidentes ofídicos, especialmente na zona rural.

Laboratórios
O Laboratório de Biotecnologia Vegetal levará para a Expodireto diversos tipos de batatas. Na oportunidade, serão divulgadas as atividades desenvolvidas pelo laboratório que desenvolve diversas pesquisas na área. Haverá demonstração de plantas e tubérculos de batatas, além de uma amostra do processo de cultivo em sistema de hidroponia.

O Laboratório de Análises de Solos, Adubos, Plantas e outros materiais (Labsolos) prestará esclarecimentos sobre as análises realizadas, distribuição de material informativo e de embalagens para coleta de solo. Haverá exposição de amostras de solo e também de adubos, com orientações sobre a coleta e a qualidade de fertilizantes.

O Laboratório de Análise de Sementes (LAS) apresentará amostras de sementes de diferentes espécies e orientação sobre testes de germinação e vigor em sementes de soja e trigo, além de esclarecer dúvidas referentes à qualidade de sementes e aos serviços oferecidos. Além disso, serão distribuídas amostras de sementes de aveia e repassadas orientações sobre as cultivares do cereal.

ver mais notícias