Pós-doutorado em Virologia Vegetal com Bolsa da FAPESP

O prazo de inscrição termina em 30 de junho de 2019

27.06.2019 | 20:59 (UTC -3)
Agência FAPESP

O Projeto Temático “Begomovírus e crinivírus em solanáceas: epidemiologia molecular regional e alternativas sustentáveis de manejo integrado” está com duas vagas abertas de pós-doutorado com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição termina em 30 de junho de 2019.

O projeto de pesquisa dá continuidade a estudos epidemiológicos, com abordagem em nível regional, para identificar hospedeiros amplificadores responsáveis por frequentes epidemias das doenças causadas por Tomato severe rugose virus e Tomato chlorosis virus em cultivos de solanáceas (como batata, tomate e pimentão) em diferentes regiões produtoras do país.

Uma das oportunidades terá atividades realizadas no Departamento de Fitopatologia e Nematologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba (SP), com supervisão do professor Jorge Alberto Marques Rezende. O bolsista participará do subprojeto “Tentativas de identificação de hospedeiros de campo do Tomato severe rugose virus por meio de sequências genômicas virais”.

A segunda oportunidade terá lugar no Departamento de Proteção Vegetal da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu (Unesp), com supervisão da professora Renate Krause Sakate. Entre as atividades do pós-doutorando estão a monitoração de estufas de pimentão para verificar a ocorrência de espécies de Bemisia tabaci e de vírus associados, a fim de analisar se a epidemiologia dos vírus transmitidos pela mosca branca está sendo alterada em solanáceas.

Os candidatos devem ter concluído o doutorado há até sete anos e ter atividade de pesquisa em andamento. Exige-se para a vaga experiência no campo em relação a conhecimento e prática em doenças de vírus de plantas e técnicas de biologia molecular, tais como sequenciamento do genoma do vírus, imunoensaios, PCR e PCR em tempo real.

As candidaturas devem ser feitas exclusivamente enviando e-mail para o professor Rezende (jrezende@usp.br), para os candidatos à primeira vaga, e para a professora Sakate (renate.krause@unesp.br), para os candidatos à segunda vaga. Junto ao e-mail devem ser anexados uma carta de motivação, duas de referência e curriculum vitae com artigos publicados.

A seleção será feita principalmente com base na avaliação do currículo dos candidatos e a carta de motivação e por uma entrevista pessoal ou por videoconferência.

Mais informações sobre as vagas estão disponíveis no link.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024