NOTÍCIAS

Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFSCar recebe inscrições para mestrado e doutorado

  • 30/09/2015 |
  • Fabricio Mazocco
Os interessados em disputar uma vaga para mestrado ou doutorado em Ciências Ambientais no Campus São Carlos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) têm até o dia 21 de outubro para fazer a inscrição. No total estão sendo oferecidas 30 vagas, 15 para cada modalidade, baseado na disponibilidade de vagas de cada orientador.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAm) oferece três linhas de pesquisa: Sistemas Ecológicos e Geociências; Gestão da Paisagem; e Ambiente e Sociedade.

Para a inscrição no processo seletivo, o candidato deve encaminhar os seguintes documentos: formulário de inscrição devidamente preenchido (disponível na página do Programa www.ppgcam.ufscar.br); CPF e RG para candidatos brasileiros; Registro Geral de estrangeiro; duas fotos 3x4; Curriculum Vitae (Plataforma Lattes CNPq); Diploma ou Certificado de curso de Graduação reconhecido pelo MEC; Histórico Escolar do Curso de Graduação (para o mestrado); documento comprobatório de proficiência em língua estrangeira (Inglês); e uma cópia do comprovante das custas do processo seletivo.

Para o doutorado, além desses documentos ainda são exigidos: Projeto de Pesquisa em três vias impressas, contendo no máximo 20 páginas, com título, introdução e justificativa, síntese da revisão bibliográfica fundamental, objetivos, metodologia detalhada, cronograma de atividades e referências; Diploma ou Certificado de Conclusão do Mestrado; e Histórico Escolar do Mestrado.

No caso do mestrado, o processo seletivo é feito em duas etapas: prova escrita de conhecimentos específicos (de caráteres eliminatório e classificatório) e análise do Currículo (de caráter classificatório). Já para o doutorado há uma terceira etapa que é avaliação e arguição do Projeto de Pesquisa (de caráteres eliminatório e classificatório).

Mais informações podem ser obtidas no site do PPGCAm (www.ppgcam.ufscar.br) ou pelo email ppgcam@ufscar.br. ver mais notícias