Prefeitura de Irati (PR) distribui cartilha com dicas para conservação da água em propriedades rurais

Material foi elaborado em parceria com a Basf e a Fundação Espaço ECO (FEE)

13.12.2016 | 21:59 (UTC -3)
Manoela Machado

A Secretaria de Agricultura de Irati (PR), em parceria com a BASF e a Fundação Espaço ECO (FEE), lançou nesta terça (13) a cartilha “Conservação da água na propriedade rural”. O material mostra como as boas práticas de plantio contribuem para a preservação desse recurso, além de trazer dicas para restaurar e proteger as nascentes e as áreas degradadas.

De acordo com o novo Código Florestal, é considerada obrigatória a recomposição florestal em uma faixa de no mínimo 15 metros no entorno das nascentes e dos olhos d'água perenes, independente do tamanho da propriedade rural.

“Desde 2007, antes da aprovação do novo Código Florestal, a Prefeitura realiza trabalhos de recuperação e preservação dos recursos hídricos no município. Sabemos que o cuidado com a água garante a sustentabilidade das propriedades rurais”, comentam os técnicos Alessandro Trybek e Osnei Abel Lopes, responsáveis pelo Projeto da Secretaria Municipal de Agricultura de Irati.

Para o produtor rural Luis Carlos Bartiechen, o trabalho de recuperação de nascentes feito em sua propriedade na localidade de Riozinho, interior do município de Irati, apresentou um resultado satisfatório, pois melhorou a disponibilidade e a qualidade da água para o consumo na propriedade.

As cartilhas serão distribuídas aos produtores rurais, técnicos, engenheiros agrônomos e na rede pública de ensino do município de Irati. O objetivo é auxiliá-los a adotarem boas práticas de cultivos para garantir o desenvolvimento da propriedade e de uma produção cada vez mais sustentável. Uma delas é o uso da irrigação na atividade agrícola. Ao escolher o método a ser empregado (pivot central, aspersão ou gotejo), o produtor deve levar em conta uma irrigação localizada para que se otimize o uso da água. Recomenda-se, também, um bom planejamento para que possa ser feita uma gestão orientada no racionamento desse recurso.

“Para a BASF é gratificante fazer parte dessa iniciativa, pois sabemos que é necessário qualificar cada vez mais os produtores rurais para ações de conservação nas propriedades rurais”, afirma Rodrigo Pifano, gerente de Stewardship de Produtos da BASF.

Segundo Sara Juarez Sales, gerente de Educação para a Sustentabilidade e Conservação Ambiental da Fundação Espaço ECO (FEE), o produtor rural quer aplicar as melhores práticas agrícolas, sejam estas ambientais, sociais e econômicas, mas muitas vezes a informação não está disponível. “A iniciativa de produzir a cartilha por todos os parceiros envolvidos é importante para orientar aqueles que querem fazer da sua propriedade um exemplo de produção agrícola alinhada ao manejo dos recursos naturais”, afirma.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024