Preparativos na área da Exporural avançam com a proximidade da 21ª Fenasoja

Os responsáveis pelos lotes já trabalham no local com adubação, irrigação, planejamento e organização da infraestrutura para bem receber mais de 200 mil visitantes

19.01.2016 | 21:59 (UTC -3)
Eunice Maria Bier Kerkhoff

A menos de quatro meses da 21ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja), o cenário da Exporural começa tomar nova forma. Os responsáveis pelos lotes já trabalham no local com adubação, irrigação, planejamento e organização da infraestrutura para bem receber os mais de 200 mil visitantes esperados na feira, que acontece de 29 de abril a 8 de maio, no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa (RS).

São 25 lotes na Exporural que apresentam novidades na área de sementes, adubação e manejo vegetal e animal. No espaço destinado à Emater/RS-Ascar, por exemplo, estão sendo implantados horta e pomar orgânico, aviário, sala de ordenha de fácil manejo e de baixo custo, diferentes tipos de pastagem, irrigação e sistema silvipastoril.

O presidente da Comissão organizadora da Exporural, Roberto Racho, destaca a instalação de um auditório para ser aproveitado para mini-cursos sobre regulagem de plantio e de pulverizador, cultivo protegido de hortigranjeiros, novas cultivares de grãos, entre outros, que acontecem nos dias da feira. Para o cuidado permanente com a infraestrutura da área da Exporural, a Administração Municipal cedeu o colaborador Nilson Borchate.

Outra novidade é o acesso asfáltico à área, que facilita o deslocamento, de modo especial, em dias de chuva.

Colheita da soja

A área destinada ao encerramento oficial da colheita de soja no país foi semeada no início de janeiro e está em fase de desenvolvimento vegetativo. Trata-se de uma área de quatro hectares, ao lado da Exporural (fundos do Parque de Exposições), que foi cultivada pelo agricultor Djonatan Coppetti, com sementes subsidiadas pela 21ª Fenasoja.

O encerramento oficial da colheita da soja no Brasil está agendado para o dia 29/04, com a presença de autoridades dos Governos do Estado e Federal, bem como lideranças locais.

Nos 45 municípios das regiões Fronteira Noroeste e Missões foram cultivados em torno de 710 mil hectares de soja.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024