​Presidente da ABITRIGO discute convergência regulatória com representantes de países do Mercosul

O embaixador Rubens Barbosa esteve em Mendoza (ARG) para participar da reunião de cúpula das nações do Mercosul que analisou a possibilidade de promoção de um acordo comercial do bloco com a Aliança do Pac&

03.08.2017 | 20:59 (UTC -3)
Kelly Viana

O embaixador Rubens Barbosa, presidente do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior e da Associação Brasileira da indústria do Trigo (ABITRIGO), esteve em Mendoza (ARG), de 18 a 21 de julho, para participar da reunião de cúpula das nações do Mercosul que analisou a possibilidade de promoção de um acordo comercial do bloco com a Aliança do Pacífico, que reúne o México, o Chile, a Colômbia e o Peru.

Barbosa aproveitou a viagem para participar de encontros com técnicos da Argentina e Paraguai para discussão do tema convergência regulatória, que interessa particularmente aos associados da ABITRIGO. “Precisamos fortalecer o diálogo entre Brasil e os demais países de forma a estabelecer regras comuns para o trigo e farinha de trigo no que se refere à sanidade, uso de defensivos, enriquecimento e qualidade”, explica Barbosa. Atualmente, a Resolução GMC Mercosul 15/16, de 15 de junho de 2016, estabelece que o exportador deve cumprir os limites máximos de resíduos (LMR) adotados pelo país importador.

O Brasil é um dos maiores importadores mundiais de trigo. Segundo dados da ABITRIGO, o país importou pouco mais de 3 milhões de toneladas do grão de janeiro a junho, sendo 80% provenientes da Argentina, que está escoando uma safra estimada pelo governo em 18,4 milhões de toneladas. Uruguai, Paraguai, Canadá e Estados Unidos também estão entre os exportadores do grão.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024