Presidente da FMC aborda como liderar em um cenário de incerteza em Piracicaba-SP

No próximo dia 9 de agosto, a Universidade Metodista de Piracicaba promove o encontro: Altas Lideranças e Gestão de Carreiras.

08.08.2016 | 20:59 (UTC -3)
Angélica Cortez

A programação conta com a palestra “Vencendo a crise e liderando na incerteza”, ministrada pelo Presidente da FMC Corporation América Latina, Antonio Carlos Zem. “Inúmeros são os obstáculos que podem surgir em períodos de crise. Entretanto, acredito que crises são oportunidades e o desafio de um bom gestor é superar esse momento”, avalia.

O presidente destaca que o agronegócio é dependente de variáveis que não é possível ter controle, como clima, praga e moeda. “Vivenciei diversas crises e aprendi a não me contaminar com más notícias. Isso ajudou a não me tornar um líder conservador e pessimista. Como disse, sempre olhei a crise como uma oportunidade e essa foi a fórmula para não perder o controle na gestão dos negócios. Algumas atitudes são essenciais nesse período, entre elas, destaco a humildade em reconhecer problemas, escutar os clientes e stakeholders, ter coragem para tomar decisões importantes e ser otimista”, pontua.

Zem acredita que os líderes têm a responsabilidade de dizer às equipes que a crise é um momento de superação e é preciso continuar trabalhando para que esse ciclo passe sem causar danos. “É necessário demonstrar firmeza e segurança na fala e, principalmente, nas ações realizadas, tentando encontrar os melhores caminhos, de maneira prática, objetiva e realista. Devemos utilizar muito bem a comunicação, instigar a coragem gerencial e demonstrar segurança sempre”, finaliza.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024